O mínimo solar está se aproximando, você sabe o que isso significa?

Erik Behenck
O que vai acontecer durante o mínimo solar? Foto: Solar Dynamics Observatory, NASA

O mínimo solar está chegando, mas diferente do que alguns sites e jornais estão publicando, a Terra não vai entrar em um período de escuridão. Mas, por algum motivo notícias fakes como esta começaram a ser divulgadas, indicando que fome e terremotos podem atingir o nosso planeta nos próximos anos.

Pode ficar tranquilo, o movimento que o Sol está tendo não vai deixar a Terra mais fria ou interferir seriamente no comportamento de nosso planeta. Aliás, o nosso astro principal não está fazendo nada de anormal. O que pode estar acontecendo é um período normal no seu ciclo de 11 anos, conhecido como mínimo solar.

Mínimo solar
Tabela mostra dados dos últimos três mínimos solares. (Créditos: Robert A. Rohde, domínio público)

Como funciona o mínimo solar?

Possivelmente você já passou por outros mínimos solares e nem percebeu. Atualmente estamos no ciclo solar 24 e o cientistas não conseguem afirmar quando o próximo mínimo solar acontecerá, mas dá para prever. Assim, em 2017 a NASA identificou que o mínimo de energia seria entre 2019 e 2020.

Em dezembro do ano passado o Painel de Previsão do Ciclo Solar 25 reduziu as datas, indicando que começaria a partir de 24 ou 25 de abril de 2020, podendo ter início dentro de 6 meses. Dessa forma, podemos já estar vivendo esse período, ou nos aproximando cada vez mais dele.

O ciclo solar é baseado no campo magnético do Sol, que gira a cada 11 anos, época em que os seus polos magnéticos, norte e sul, trocam de lugar. Entretanto, os pesquisadores ainda não conseguiram identificar o que impulsiona esses ciclos, embora pesquisas recentes tenham indicado que seja devido a um alinhamento planetário, a cada 11,07 anos,

E os polos mudam apenas quando o campo magnético está mais fraco, conhecido como mínimo solar. Ele é o responsável por controlar as manchas solares, erupções solares e a massa coronal. Durante o mínimo solar a detecção de manchas e explosões são bem menores.

O que pode acontecer com a Terra?

Se você está preocupado, acalme-se. O mínimo solar tende a diminuir a radiação ultravioleta, sendo que o efeito disse atinge principalmente a estratosfera. Assim, a atmosfera da Terra encolhe levemente, reduzindo os atritos com satélites. Por outro lado, a temperatura permanecerá praticamente inalterada.

Recentemente o jornal The Sun publicou uma matéria, sem citar o nome de “cientistas da NASA”, se referindo a um evento conhecido como Mínimo de Dalton. Foi por volta de 1816, conhecido como o “Ano Sem Verão”, quando as temperaturas caíram bruscamente, houve redução nas lavouras e muitos morreram de frio.

O único problema é que isso não teve relação alguma com o Sol. Os problemas foram gerados por uma erupção no Monte Tambora, na Indonésia.

Por fim, o último ciclo solar basicamente foi silencioso, embora tenha apresentado relatórios que indicam o surgimento de um mini era glacial. O ciclo 24 serviu para retomar um nível normal de atividades solares, diferente dos anteriores, que foram extremamente fortes.