Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Mineiros encontram antigo monstro marinho sem querer

Imagem ilustrativa

Uma empresa buscava pedras preciosas, mas acabou encontrando algo muito mais surpreendente.

No lugar de pedras brilhantes eles acabaram encontrando o fóssil quase completo de um réptil marinho que viveu há 70 milhões de anos.

A criatura conhecida como mosassauro é do gênero Tylosaurus, media entre 6 e 7 metros e foi encontrada em Alberta, no Canadá.

LEIA TAMBÉM: Antigas criaturas da terra estão despertando após 40.000 anos em permafrost.

O fóssil estava quase intacto, desde a cabeça até a ponta da cauda, com exceção apenas das nadadeiras que podem ter sido removidas por mordidas de outros animais ou apenas se degradado com o tempo.

A Enchanted Designs Limited, empresa que encontrou o mosassauro, estava procurando por peças de ammolita que poderiam ser transformadas em jóias. Esta pedra preciosa semelhante a uma opala é feita a partir das conchas fossilizadas de amonites, um molusco marinho extinto que possuía uma concha circular cujos parentes vivos distantes incluem o nautilus.

Os mosassauros eram répteis carnívoros que comiam peixes, tartarugas e até mesmo outros mosassauros. Sua “arma secreta” eram os dentes curvados para trás, que impediam que suas presas se debatessem para se soltar.

Uma ilustração de Tylosaurus , um mosassauro que viveu durante a era dos dinossauros.
Crédito: Art by Julius T. Csotonyi; Cortesia do Museu Real de Tyrrell de Paleontologia em Drumheller, Alberta

Ainda não está claro quando ou se o mosassauro será exibido. Mas o público pode ver outros espécimes de mosassauro na exposição Grounds for Discovery.

Uma versão desta matéria foi publicada em julho de 2019.

Da Redação