Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Macacos podem usar lógica básica para decifrar a ordem dos itens em uma lista

Os macacos rhesus não precisam de recompensas para aprender e lembrar a ordem dos itens em uma lista, um feito mental que pode ser útil na natureza.

Uma pesquisa recente mostram que macacos podem manter sequências de informações em ordem usando um tipo simples de pensamento lógico.

O estudo mostrou que macacos rhesus aprenderam a ordem dos itens em uma lista com exposição repetida a pares de itens retirados da lista, segundo o psicólogo Greg Jensen, da Universidade Columbia, e seus colegas. Os animais tiraram conclusões básicas e lógicas sobre os pares de itens listados. Por exemplo, se A vier antes de B e B vir antes de C, então A logicamente virá antes de C.

As recompensas dadas aos macacos não forneceram orientação confiável aos animais sobre se eles tinham ordenado corretamente pares de itens. Então os animais, elaboraram a ordem aproximada de imagens na lista, e usaram esse conhecimento para fazer escolhas em experimentos sobre qual das duas imagens da lista seguia a outra, diz o grupo de Jensen.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Estudos anteriores sugeriram que uma variedade de animais, incluindo macacos, pombos, ratos e corvos, pode discernir a ordem de uma lista de itens. Mas persiste o debate sobre se as criaturas não humanas o fazem apenas com o estímulo de recompensas por respostas corretas ou, pelo menos algumas vezes, consultando o conhecimento interno adquirido sobre listas particulares.

O grupo de Jensen projetou sessões experimentais nas quais quatro macacos completaram até 600 tentativas para determinar a ordem de sete imagens em uma lista. As imagens incluíam um balão de ar quente, uma espiga de milho e uma zebra. Macacos não podiam confiar em recompensas para guiar suas escolhas. Em algumas sessões, os animais geralmente recebiam uma recompensa maior por identificar corretamente quais das duas imagens vinham mais tarde na lista e uma recompensa menor por uma resposta incorreta. Em outras sessões, respostas incorretas geralmente renderam uma recompensa maior do que respostas corretas. Recompensas consistiam em maiores ou menores goles de água entregues através de tubos para os primatas moderadamente sedentos.

Os macacos aprendiam consistentemente ordens de listas em ambas as condições de recompensa, fazendo relativamente poucos erros no final das sessões. Dar recompensas pelas respostas corretas produziu um aprendizado de lista um pouco mais rápido, descobriu a equipe.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O estudo acrescenta evidências sugerindo que, como seres humanos, os macacos podem relacionar mentalmente pares de itens em listas que guiam as escolhas posteriores, diz a psicóloga Regina Paxton Gazes, da Bucknell University, em Lewisburg, Pensilvânia.

Essa é provavelmente uma habilidade valiosa na natureza, diz ela, porque muitos animais precisam monitorar onde os companheiros de grupo estão na hierarquia social. “A capacidade de construir, reter, manipular e referenciar informações ordenadas pode ser um mecanismo evolucionariamente antigo e eficiente [mental] para acompanhar as relações entre os indivíduos”, diz ela.

FONTE / Science Advances 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.