Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Lula gigante filmada nas profundezas do Pacífico

Lula gigante
A captura de tela das imagens capturadas pelo NHK e pelo Discovery Channel, tiradas em julho de 2012, mostra uma lula gigante no mar perto da ilha de Chichi. A lula foi vista a uma profundidade de 630 metros, usando um submersível em julho, cerca de 15 km a leste da ilha de Chichi, no norte do Oceano Pacífico.

O Museu Nacional de Ciências do Japão conseguiu filmar uma lula gigante a uma profundidade de mais de meio quilômetro.

O enorme invertebrado é o material de lendas, como o avistamentos de uma enorme besta do oceano relatada por marinheiros durante séculos.

Acredita-se que a criatura seja a inspiração da lenda do Kraken, um monstro marinho que teria atacado navios nas águas da Escandinávia no último milênio.

Continua depois da publicidade

Leia também: Estudo revela evento de extinção em massa há 35 milhões de anos.

Expedição em busca da lula gigante

Uma equipe de pesquisadores independentes utilizou um submersível para descer até as profundezas do Oceano Pacífico. Chegando por volta de 630 metros, eles conseguiram filmar um espécime de três metros. Após 100 missões, mais de 400 horas no submarino apertado, eles finalmente conseguiram.

O pesquisador do museu, Tsunemi Kubodera, disse que eles seguiram o enorme molusco até uma profundidade de 900 metros enquanto nadavam no abismo oceânico.

Continua depois da publicidade

Arquivo de fatos gráficos sobre a lula gigante. Os cientistas afirmam que conseguiram filmar a indescritível criatura do fundo do mar em seu habitat pela primeira vez.

A incrível criatura marinha

A NHK mostrou imagens da criatura de cor prata, com grandes olhos negros, que nadava segurando uma isca de lula em seus braços. Para Kubodera, este foi o culminar de uma longa busca pelo animal.

“Era brilhante e tão bonito”, disse Kubodera à AFP. “Fiquei tão emocionado quando o vi em primeira mão, mas estava confiante de que o faríamos, porque pesquisamos rigorosamente as áreas em que podemos encontrá-lo, com base em dados do passado”.

A criatura que aparece no vídeo tinha seus dois braços mais longos faltando e teria oito metros de comprimento se estivesse inteira. Este foi o primeiro vídeo de uma lula gigante viva em seu habitat natural. 

Captura de tela de imagens capturadas pela NHK e Discovery Channel em julho de 2012 mostra uma lula gigante segurando uma isca em seus braços no mar perto da ilha de Chichi.

Kubodera, especialista em lulas, também filmou o que ele diz que foi o primeiro vídeo ao vivo de uma lula gigante em 2006, mas apenas de seu barco depois de ser fisgado e trazido para a superfície.

Um habitat importante para as lulas gigantes?

Houveram outros dois avistamentos de lulas gigantes em 2012 e 2006 na mesma área, cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio. Isto sugere que o local poderia ser um importante habitat para a espécie.

Continua depois da publicidade

A lula gigante, “Architeuthis” para os cientistas, é às vezes descrita como um dos últimos mistérios do oceano, sendo parte de um mundo tão hostil aos humanos que tem sido pouco explorado.

Pesquisadores dizem que Architeuthis come outros tipos de lulas e granadeiros, uma espécie de peixe que vive nas profundezas do oceano. Eles dizem que podem crescer até mais de 10 metros.

https://www.youtube.com/watch?v=T_JRvek84JU

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...