Recentemente um leopardo negro extremamente raro foi avistado no Parque Nacional de Tadoba, na Índia. O fotógrafo de vida selvagem Anurag Gawande, de 24 anos de idade, foi quem se deparou com a visão de tirar o fôlego. No início deste ano, Anurag estava em um safari, quando avistou o leopardo com melanismo atravessando uma estrada em busca de um veado.
Quando avistou o raro leopardo negro, o afortunado fotógrafo estava próximo ao animal. Evidentemente, o jovem homem de 24 anos não conseguia acreditar em seus olhos ao ver uma criatura tão maravilhosa. “Foi surpreendente porque pensávamos ver um tigre, mas vimos um leopardo negro passeando no caminho”, disse ele.
Relacionado: Filhotes de focas melanísticos são encontrados na natureza
Porém, Anurag disse que esta é a segunda vez em menos de um ano que ele avistou o animal raro. “Esta foi minha segunda vez que o vi”, disse ele. “Eu senti a mesma emoção enquanto o observava, mas desta vez eu estava ciente de seu momento. Mantivemos nosso veículo fora e mantivemos distância suficiente para que ele não se afastasse do local”.
Relembrando a experiência extraordinária, Anurag esclareceu: “Estávamos seguindo um tigre mas no caminho, no lago Tadoba, ouvimos um chamado de veado e, no momento seguinte, vimos o leopardo negro. Ele estava sentado no caminho… depois avistou o veado e tentou caçá-lo, mas falhou”. Anurag também citou que “este é o único leopardo negro do parque de Tadoba”.
Para os especialistas, há cerca de 11% de leopardos que nascem com pigmentação única, o que os torna extremamente raros. O melanismo ocorre não apenas no leopardo, mas também em outros animais como o tigre, ou raposas, ou mesmo pinguins. Diferente do albinismo, que é uma falta de pigmentação da pele, o melanismo acontece devido à pigmentação negra da pele.
+Leia mais
Você consegue ver o leopardo? Quase ninguém consegue
Leopardo corajoso rouba presa da boca de crocodilo: assista
Cobra gigante e leopardo travam batalha até a morte: Veja vídeo