Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Lagarto de língua azul já nasce inteligente, segundo pesquisa

Segundo pesquisa, o filhote de lagarto de língua azul australiano, nome científico Tiliqua scincoides, é tão esperto quanto o adulto da mesma espécie.

A pesquisa revela que, assim que nascem, os filhotes ficam por conta própria, sobrevivendo sem o apoio e a proteção dos pais.

Os adultos da espécie podem crescer até 600 milímetros de comprimento e usufruir dos benefícios das escamas grossas e de uma mordida poderosa, mas os jovens são muito mais pequenos e, portanto, mais vulneráveis à predação. Isso significa que eles precisam usar a inteligência para sobreviver.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Um lagarto de quatro olhos caminhou pela Terra há 49 milhões de anos

Para estabelecer o quão inteligente é o filhote de lagarto de língua azul, foi necessário uma dúzia de adultos da espécie, todos com mais de dois anos de idade e 16 jovens nascidos em cativeiro, todos com idades entre os 23 e os 56 dias.

Os pesquisadores Birgit Szabo e Martin Whiting, da Universidade Macquarie da Austrália, com colegas, colocaram os lagartos adultos e jovens selvagens em uma série de tarefas destinadas a testar suas habilidades cognitivas.

Continua depois da publicidade

“Em todos os testes, os jovens lagartos se apresentaram tão bem quanto os adultos. Isso indica que os jovens aprendem no nível adulto desde muito cedo,” disse Szabo.

O estudo, publicado na revista Animal Behavior, é o primeiro a comparar diretamente a aprendizagem flexível de adultos e jovens em uma espécie de réptil.

FONTE / Macquaire University

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Mineiros em busca de pedras preciosas encontram antigo monstro marinho

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...