7 insetos que parecem carrapatos, mas não são

Dominic Albuquerque
Um carrapato. Imagem: ThinkStock

Existem alguns besouros, gorgulhos e até outros aracnídeos que se parecem com carrapatos. Mas, para diferenciá-los, primeiro é necessário saber qual é a aparência de um carrapato.

Carrapatos são aracnídeos, o que significa que sempre terão oito pernas. Para saber as diferenças, é preciso analisar os aspectos físicos de cada uma das criaturas.

Gorgulhos

inseto2
Imagem: iStock

Gorgulhos são frequentemente confundidos com carrapatos. Isso ocorre devido à sua coloração marrom ou escura, semelhante à desses aracnídeos. No estágio ninfa, eles são pequenos, e podem ser confundidos com carrapatos devido à sua aparência física.

Gorgulhos não são perigosos à espécie humana, e é possível diferenciá-lo do carrapato pelo número de pernas, pois esse último sempre terá seis, assim como outros aracnídeos (aranhas e escorpiões).

Carrapatos também não possuem asas, e os gorgulhos no estágio ninfa sim.

Besouro-aranha

image

O besouro-aranha se parece com uma aranha, pois suas antenas criam uma ilusão próximo ao topo da sua cabeça, mimetizando as pernas frontais do aracnídeo. Eles também não são perigosos para os humanos, e é possível diferenciá-los também pelo número de pernas, pois eles só tem seis.

Além disso, a coloração brilhante da carapaça também é uma diferença notável da cor opaca da maioria das espécies de carrapatos.

Ácaros

inseto3
Imagem: Tomasz Klejdysz/Shutterstock

Algumas espécies de ácaros são confundidas com carrapatos, como o ácaro do trevo e do veludo vermelho. Eles também são aracnídeos, não insetos. Mas essas espécies são muito pequenas, sendo a primeira pista de que não se tratam de um carrapato, que é visivelmente maior que qualquer um desses ácaros.

Além disso, a coloração avermelhada dessas duas espécies também é uma diferença, pois os carrapatos nunca apresentam tal cor.

Percevejo-marrom

Os percevejos-marrons não são perigosos à espécie humana, ainda que possam ser incômodos, principalmente pelo seu odor desagradável. Seu corpo é marrom, com marcas vermelho-laranjadas, algo comum em muitas espécies de carrapatos.

Todavia, o número de pernas também diferencia esse percevejo do carrapato, que sempre tem oito. Além disso, o percevejo marrom no estágio de ninfa tem asas, algo que o carrapato nunca apresenta.

Besouro do tapete

inseto4
Imagem: Tomasz Klejdysz/Shutterstock

Os besouros do tapete podem ser um incômodo em casa, mas eles são diferentes dos carrapatos, e não são parasitas. Eles possuem carapaças arredondadas, e são marrons e brancos em sua coloração, mas o número de pernas novamente vai denunciar a diferença entre essas criaturas e os carrapatos.

Besouros sempre possuem seis pernas, e carrapatos, oito. Além disso, a carapaça do besouro do tapete é brilhante, enquanto a do carrapato é fosca e sem brilho.

Pulgas e piolhos

Esses dois parasitas são insetos, não aracnídeos, como o carrapato. As pulgas podem ser identificadas por seus corpos lateralmente planos e segmentados, e a coloração marrom translúcida. Os piolhos têm corpos longos e segmentados, pernas semelhantes a caranguejos e um corpo transparente.

Tanto as pulgas quanto os piolhos são bem pequenos, mas as pulgas espalham doenças perigosas, enquanto os piolhos são mais irritantes do que perigosos.

Ambos os piolhos e as pulgas possuem seis pernas, enquanto os carrapatos têm oito, além de um corpo arredondado e de coloração opaca.

Percevejos-de-cama

Os percevejos-de-cama não carregam as doenças perigosas vistas em algumas espécies de carrapatos, mas continuam sendo parasitas. Sua coloração é marrom avermelhada, o corpo é oval, e por isso podem ser confundidos com um carrapato.

Mas, além de possuir seis pernas, por ser um inseto, os percevejos também são maiores. Além disso, de maneira geral, o corpo dos percevejos é mais achatado, e o dos carrapatos é mais arrendado.

Além disso, o número deles varia, pois você só verá de um até quatro carrapatos nas suas vestes, enquanto os percevejos podem causar infestações, pois se reproduzem rapidamente.