Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Índia bate recorde mundial em quantidade de satélites em órbita

Pessoas assistem de longe ao lançamento do foguete PSLV-C37 na Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) em Sriharikota. O foguete conseguiu levar ao espaço e colocar em órbita um número recorde de 104 satélites individuais, feito inédito celebrado pela agência indiana (Foto: Arun Sankar/AFP)

Na última quarta-feira (15), segundo a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), um foguete decolou da base aeroespacial de Sriharikota, colocando em órbita um satélite para observação terrestre e 103 nanossatélites.

 

 

Continua depois da publicidade

De acordo com as autoridades, o Veículo de Lançamento de Satélite Polar carrega um satélite principal — usado para observação terrestre — que pesa 714 Kg, e outros 103 nanossatélites que pesam, ao todo, 664 Kg. A maior parte dos nanossatélites pertencem à várias empresas de países estrangeiros como Estados Unidos, Emirados Árabes, Israel, Holanda, Cazaquitstão, Países Baixos e Suíça. Até então, o recorde era da Rússia que, em 2014, colocou em órbita 39 satélites em um único lançamento.

“Além de um novo momento de orgulho para nossa comunidade científica espacial e para a nação, é um êxito excepcional.”Narenda Modi, primeiro-ministro indiano.

 

 

Continua depois da publicidade

Devido às empresas que fornecem serviços de telefonia e internet, além de outras companhias estarem buscando estratégias de comunicação de maior tecnologia, o negócio de lançar satélites comerciais no espaço mediante uma taxa está crescendo cada vez mais. A Índia está competindo por uma maior fatia desse mercado e é conhecida por seu programa espacial de baixo custo.

Em 2014, o país enviou um foguete não-tripulado para Marte. A missão custou cerca de US$ 74 milhões. Além disso, a agência espacial indiana também estuda fazer missões para Júpiter e Vênus.

Continua depois da publicidade

Fonte: G1

Avatar
Publicado por

Vinte anos e estudante de Engenharia Civil. Resido em Curitiba, capital paranaense. Sou curioso desde muito cedo. Admirador da obra de Carl Sagan desde 2016. Apaixonado por ciência e por novas descobertas. Viver e ter consciência disso é o que me faz feliz.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...