Imagens adoráveis mostram filhotes do menor gato do mundo; confira

Erik Behenck
(Créditos: BBC)

Que a natureza é encantadora não existem dúvidas, por isso deveríamos aproveitar o nosso tempo para desfrutar do que ela oferece. Mas, se você gosta de fofura, que tal conhecer o menor gato do mundo? Aliás, existem muitas outras coisas agradáveis para vermos nas florestas, selvas e desertos.

Existem milhões e milhões de espécies de animais, como coalas, lhamas, alpacas, gambás, e os populares cães e gatos. Mas, talvez você não conheça todos eles, como é o caso do gato-ferrugem, considerado o menor do mundo em sua espécie.

Onde vive o menor gato do mundo?

Cientificamente chamado de Prionailurus rubiginosus, o gato-ferrugem é uma espécie selvagem que vive nas florestas do Sri Lanka, na Ásia. Também habita algumas partes da Índia, sendo avistado ainda em Terai e Nepal.

VEJA TAMBÉM: Menor tamanduá do mundo vive no Brasil e é simplesmente adorável

Acontece que a BBB está produzindo a série “Big Cats”, onde o gato-ferrugem foi apresentado. Esse animal é visto com frequência pulando na água e procurando comida.

Ele é considerado o menor gato do mundo, pelo menos entre os selvagens, medindo entre 35 e 48 centímetros de comprimento. Além disso, são animais noturnos, que aparecem poucas vezes durante o dia. Esse animal costuma viver em árvores e cavernas, para evitar predadores maiores.

BBC

Um pouco mais sobre o gato-ferrugem

O menor gato do mundo costuma se alimentar de roedores e pássaros. Mas, suas refeições podem ainda incluir lagartos, sapos e insetos pequenos.

Ele apresenta um tamanho pequeno e pelo diferenciado, conquistando muitos olhares encantados. Aliás, essa espécie é descrita como uma versão pequena de um leopardo. Ele tem a cor de ferrugem, com algumas manchas pretas. A cauda desse gato por medir de 15 até 30 centímetros de comprimento.