Imagem microscópica mostra rosto de formiga — e é algo assustador

Dominic Albuquerque
Rosto de uma formiga em imagem microscópica. Imagem: Nikon Small World

A imagem é impressionante, especialmente porque não associamos formiga a algo tenebroso ou assustador. A figura é digna de um filme de terror ou da mais elaborada fantasia de Halloween. E é exatamente disso que se trata a Nikon’s Small World Photomicrography Competition, para onde a imagem foi enviada.

A foto da formiga foi tirada por Eugenijus Kavaliauskas, um fotógrafo de vida selvagem, cujo portfólio por si é impressionante. A imagem fez barulho nas redes, precisamente por ser tão assustadora, quase “demoníaca” a depender do ângulo.

Além da imagem da formiga, outras figuras emblemáticas estão dispostas na galeria dos vencedores da competição. O primeiro lugar para o ano de 2022 foi para uma imagem tirada por Grigorii Timin, da Universidade de Geneva, cuja foto mostra a mão embrionária de uma lagarta de Madagascar.

A exibição, ampliada 63 vezes, mostra os ossos, tendões e a pele, assim como os nervos da mão. Timin utilizou um microscópio de alta resolução e captura visual para compor a foto, feita com centenas de imagens.

mi3
Imagem: Nikon Small World

Outras figuras do concurso também chamam atenção. Abaixo, é possível ver a larva de uma anêmona, semelhante a um fantasma, encontrada num plâncton marinho, tirada por Wim van Egmond, do Museu Micropolitano.

mi1
Imagem: Nikon Small World

Outra imagem exibe uma mosca presa sob o queixo de um besouro-tigre. Ela foi tirada por Murat Ozturk, e ficou em 10º lugar.

mi5
Imagem: Nikon Small World

O terceiro lugar, por sua vez, foi para Satu Paavonsalo e Sinem Karakan, da Universidade de Helsinque, cuja fotografia mostra como são as redes de vasos sanguíneos no intestino de um rato adulto.

mi2
Imagem: Nikon Small World

As imagens chamam muita atenção, seja por serem assustadoras ou por terem uma beleza única. Tudo isso demonstra como há uma parte oculta da vida, numa versão microscópica e fora do nosso alcance, mas presente ao nosso redor ainda assim. O acesso, é claro, vem com a ciência.

“Todo ano, a Nikon Small World recebe um conjunto de imagens microscópicas que exibem exemplarmente a técnica e arte científica. Esse ano não foi diferente”, disse o porta-voz da Nikon, Eric Flem. “Na interseção da arte e ciência, a competição desse ano destaca imagens deslumbrantes de cientistas, artistas e fotomicrografistas de todos os níveis de experiências e origens ao redor do mundo”.

Compartilhar