Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Esta ilha do Pacífico está afundando, ao mesmo tempo em que cresce

ilha do Pacífico
O estudo sugere que a ilha é construída a partir de sedimentos gerados pelo recife de coral circundante, como coral morto esmagado, conchas danificadas e microorganismos secos. ( Dan Polhemus / US Fish and Wildlife Service via Flickr)

Em todo o mundo, o aumento do nível do mar ameaça as comunidades insulares. Mas, ao que parece, os sedimentos produzidos pelos recifes de coral ao redor ajudaram a Ilha jeh, uma ilha do Pacífico, a superar a elevação do nível do mar.

Alguns atóis (ilhas em forma de anel situadas em recifes de coral) estão se expandindo com o tempo, na verdade. E esse é um paradoxo desconcertante: como as ilhas submersas crescem?

Portanto, em um novo estudo publicado na revista Advancing Earth and Space Science, no mês passado, a equipe de cientistas estudou a Ilha Jeh. A ilha é um atol das Ilhas Marshall, uma nação do Pacífico localizada entre o Havaí e as Filipinas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ou seja, eles descobriram que a área da ilha cresceu 13% desde 1943, relata Julia Hollingsworth para a CNN. Moradores vivendo em atóis os viram mudar de tamanho ao longo do tempo. Mas este é o primeiro artigo científico confirmando como o processo funciona, diz Michael Daly para a Stuff. Por sua vez, Stuff é um site de notícias da Nova Zelândia.

Como a ilha está crescendo?

foto recente
Foto recente de parte da ilha em estudo, com o contorno do terreno em 1943 em vermelho. (imagem: Departamento de Agricultura dos EUA)

Os cientistas usaram dados de satélite e imagens aéreas para estudar como a ilha cresceu ao longo das décadas. Eles também usaram a datação por radiocarbono para calcular a idade do sedimento, sendo a maior parte descoberta após 1950.

Então, os cientistas sugerem que o material recém-cunhado de recifes de coral está fortificando a ilha. Assim, ao invés de assistirmos a ilha sofrer com a erosão, vemos a ilha crescer em um momento em que a maioria dos modelos está erodindo, disse o autor principal Murray Ford. Ele é geomorfologista costeiro da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Logo, o autor acrescentou que eles descobriram as ilhas como resistentes à elevação do nível do mar. E o suprimento de sedimentos para alguns atóis ultrapassa o aumento do nível do mar.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ainda mais, as pesquisas anteriores revelaram que os atóis não estavam perdendo nenhuma massa de terra, mas os pesquisadores não tinham certeza do motivo de isso estar acontecendo. Um estudo de 2018 descobriu que de 30 atóis e 709 ilhas, 88,6% deles permaneceram do mesmo tamanho ou cresceram, relata Oliva Rosane para a EcoWatch.

De que forma esta ilha do Pacífico é construída?

Assim, o estudo sugere o crescimento e construção da ilha a partir de sedimentos gerados pelo recife de coral ao redor, como coral morto esmagado, conchas danificadas e microorganismos secos, relata também a EcoWatch. “Esta é a primeira vez que podemos ver as ilhas se formarem e podemos dizer que o material que faz a ilha é moderno… então deve estar vindo do recife ao redor da ilha”, disse Ford à CNN.

Ele ainda acrescenta serem construídos inteiramente por esqueletos do recife e os organismos que vivem nele.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Concluindo, mas esse crescimento não significa que os atóis da Ilha Marshall e as comunidades que vivem neles são imunes ao aumento do nível do mar a uma taxa de 0,3 polegada por ano desde 1993 na área.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.