Humanos e neandertais podem ter vivido juntos mais cedo do que pensávamos

Humanos modernos fizeram três ondas migratórias para a Europa no Período Paleolítico.

Damares Alves
Imagem: Kennis & Kennis

Novas descobertas no campo da arqueologia podem ter mudado profundamente a nossa compreensão da história dos humanos modernos. De acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE, os primeiros humanos conhecidos da Europa podem ter vivido no continente há 54 mil anos, muito antes do que se acreditava anteriormente.

O Homo sapiens surgiu na África há mais de 300 mil anos e, anteriormente, pensava-se que os humanos modernos se mudaram para a Europa a partir da África há cerca de 195.000 anos. No entanto, a descoberta de um dente na caverna Grotte Mandarin, na França, sugeriu que os humanos modernos estavam lá há cerca de 254.000 anos, cerca de 22.000 anos antes do que os cientistas acreditavam anteriormente.

Essa descoberta sugere que os primeiros humanos modernos se espalharam pelo continente europeu durante três ondas no Período Paleolítico, que ocorreram entre 54.000 e 42.000 anos atrás. A equipe de pesquisadores comparou registros da tecnologia de ferramentas de pedra em toda a Eurásia ocidental para documentar a ordem da atividade humana primitiva em todos os continentes.

A tecnologia das ferramentas passou por três fases semelhantes em cada região, o que sugere que elas podem ter se espalhado do Oriente Próximo para a Europa durante essas três ondas distintas de migração. Além disso, a equipe descobriu que a cultura châtelperroniana, uma das primeiras tradições modernas na Europa Ocidental e desde então atribuída aos neandertais, deve de fato sinalizar a segunda onda de migração do Homo sapiens na Europa.

Essas descobertas alteram significativamente a linha do tempo da história dos humanos modernos na Europa e sugerem que a interação entre humanos modernos e neandertais pode ter ocorrido muito antes do que se pensava anteriormente. Estudos futuros dessas fases da migração humana ajudarão a pintar uma imagem mais clara da sequência de eventos quando o Homo sapiens se espalhou e gradualmente substituiu o Homo neanderthalis.

Os pesquisadores agora terão que repensar muitas das suas teorias anteriores sobre a história da humanidade. As implicações dessa pesquisa são enormes e podem levar a uma compreensão mais profunda de como os humanos modernos evoluíram e se espalharam pelo mundo.