Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Hubble registra a surpreendente imagem de uma estrela virando um buraco negro

Em evento muito rápido, Hubble consegue presenciar o fenômeno raro e surpreendente de uma estrela se tornando um buraco negro.

Quando uma estrela massiva finda seu combustível, seu núcleo colapsa em um objeto denso e envia o resto de seu gás para o exterior em um evento chamado de supernova. O que resta é principalmente estrelas de nêutrons ou buracos negros. E agora, o Hubble parece ter visto uma supernova piscar – sugerindo que capturou o momento em que um buraco negro assumiu o controle.

Enquanto alguns eventos de supernova são explosivos e deixam nuvens de detritos por milhares de anos (nebulosa), a estrela em questão parece ter começado a explodir e então todo o seu gás foi sugado de volta para o buraco negro no centro. Isso pode acontecer quando o colapso do núcleo da estrela é especialmente massivo. Em vez de explodir, o gás colapsa diretamente no núcleo da estrela.

Apenas alguns desses chamados “fracassos maciços” (sim, é como eles são chamandos) foram vistos, então os astrônomos são cautelosos quanto aos resultados. A estrela em particular, localizada na galáxia NGC 6946, era brilhante o suficiente para ser vista a 22 milhões de anos-luz de distância e desapareceu em um instante, sugerindo que um enorme buraco negro de massa estelar era o culpado. [Astronomy]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...