Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Há 200 mil anos, humanos dormiam em confortáveis camas de grama

humanos dormiam em confortáveis canteiros de grama
Fonte: Wadley et al / Science

Descobrir como viviam os nossos antepassados é sempre algo que desperta a curiosidade dos pesquisadores. Pensando nisso, são constantes as explorações realizadas em locais onde existe pistas de vida antepassada. E foi assim que foi descoberto que os humanos dormiam em confortáveis camas de grama. Isso mesmo! Durante uma exploração em uma caverna situada entre a África do Sul e a Suazilândia, mais precisamente em Border Cave, onde os arqueólogos descobriram uma cama feita com gramíneas e cinzas.

Localização da caverna em Border Cave

Humanos dormiam em confortáveis camas de grama no passado

Após terem feito essa descoberta, acabou se tornando um aclamado estudo, e foi publicado recentemente pela revista Science. Além desses camas, também foram encontrados alguns arbustos de cânfora carbonizados. Trata-se de uma espécie de planta que exala um aroma que é capaz de fazer com que os insetos se mantenham afastados.

De acordo com os autores, “as cinzas foram possivelmente removidas das lareiras para criar uma base limpa e controlada de odores para a cama. Elas repelem os insetos rastejantes, que não podem se mover facilmente através do pó fino, pois bloqueia sua respiração e seu aparelho de morder e, eventualmente, os deixa desidratados”.

Continua depois da publicidade

Pesquisadores durante a busca por resquícios do passado

Já para o Dr. Lyn Wadley, arqueólogo do Instituto de Estudos Evolucionários da Wits University em Joanesburgo e autor principal do trabalho, eles fizeram outra descoberta importante no local. Assim, não foi encontrado somente a cama dos homens da Idade da Pedra, mas sim, “ferramentas de pedra e, possivelmente, vermelho e ocre laranja para colorir objetos e talvez sua pele”.

Para saber que como os humanos dormiam em confortáveis camas de grama, os pesquisadores recorreram a análises químicas, biológicas e microscópicas dessas plantas de pequeno porte. Essas análises da grama fossilizada poderia ser útil para compreender o porquê dormir sobre elas.

Por que os antepassados recorriam às plantas para se protegerem?

Segundo o Dr. Wadley, “as pessoas também usavam plantas medicinais para repelir insetos. Às vezes, eles queimavam a grama e isso mataria as pragas e limparia o local. Eles usaram cinzas de fogo e plantas medicinais para manter os campos limpos e livres de pragas. As estratégias simples que vimos na Caverna da Fronteira nos dão um vislumbre do modo de vida das pessoas no passado remoto”.

Continua depois da publicidade

Essa nova descoberta pode ajudar a responder inúmeros questionamentos que, até o presente, não havia como serem respondidos. “Antes de 200.000 anos atrás, perto da origem de nossa espécie, as pessoas podiam produzir fogo à vontade”.

Microscopia dos materiais encontrados e que eram usados como cama por humanos há 200.000 anos

Seria como um divisor de águas, onde houve, em passado, a descoberta do fogo para afugentar os animais selvagens, assim como para sobreviver eles. No entanto, enquanto não descobríamos como domá-lo, os homens da Idade da Pedra precisavam recorrer a outros meios para manter os animais longe.

Com essa nova peça encaixada na história da raça humana, os pesquisadores acreditam em “um potencial inicial para a complexidade cognitiva, comportamental e social dos humanos da Idade da Pedra, que se tornou mais aparente em torno de 100.000 anos atrás. Dessa forma, o estudo sobre como os humanos dormiam em confortáveis camas de grama fossilizadas pode nos ajudar a compreender uma lacuna que ainda não foi preenchida.

Continua depois da publicidade

Com informações da IFL Science, Ancient Origins e Daily Mail.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...