Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Google afirma oficialmente ter alcançado a supremacia quântica

Foi necessário só 200 segundos para uma tarefa que levaria 10.000 anos no computador tradicional mais poderoso do mundo.

Imagem: Google

Depois de ter alegado há algumas semanas ter alcançado a supremacia quântica, o Google anunciou, oficialmente, num artigo publicado na revista Nature, que foi capaz de fazer em apenas 200 segundos o que com o computador clássico mais poderoso do mundo levaria mais de 10.000 anos.

O processador do Google, Sycamore de 54 bits, pôde fazer cálculos que envolveram a geração de números aleatórios, o que se faz essencialmente impossível em um computador tradicional.

Apesar do Google ter declarado que fazia essa tarefa, a IBM, que possui o computador “vencido”, contestou o paper, afirmando que o sistema clássico poderia realizar a mesma tarefa em apenas 2,5 dias, ao invés dos 10.000 anos declarado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Segundo o site The Verge, a IBM diz que o Google “não conseguiu contabilizar totalmente o armazenamento em disco abundante ao estimar quanto tempo seu supercomputador tradicional levaria para realizar o cálculo”.

LEIA TAMBÉM: Google pode ter alcançado a supremacia quântica

Apesar da concorrente IBM ter amenizado o feito, a comunidade científica ficou alegre com o anúncio do Google, pois abre um horizonte enorme de possibilidades.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A conquista, se de fato consumada, poderia mudar para sempre a computação, principalmente ao que tange a pesquisa científica, pois pesquisadores poderiam realizar experimentos e testes com muito mais rapidez, o que, não menos importante, aceleraria nosso desenvolvimento tecnológico.

FONTE / The Verge / Nature

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.