Glóbulos vermelhos criados em laboratório se mostram superiores

Erik Behenck
RBC, carca de sílica e camada de polímero, da esquerda para a direita. Foto: Guo et al., ACS Nano

O avanço da tecnologia tem permitido o desenvolvimento de maravilhosas ferramentas artificiais. Assim, membros proteicos e órgãos desenvolvidos por pesquisadores vem superando seus limites. Agora, glóbulos vermelhos criados em laboratório parecem ultrapassar as barreiras que a natureza proporciona.

Os pesquisadores estão buscando maneiras de fazer com que as células sanguíneas sejam utilizadas para acabar com problemas de dentro para fora. Contudo, os estudos ainda estão em fase inicial, mas se mostram interessantes e positivos.

Os glóbulos vermelhos criados em laboratório

Uma equipe internacional de bioengenheiros desenvolveu o que poderia ser um eritrócito Terminator, combinando o que já está em nossas veias. Para isso, combinaram material biológico com polímeros desenvolvidos em laboratório.

A nova tecnologia pode penetrar no sistema vascular, sendo capaz até de combater tumores, transportar biossensores e ser rastreado com pequenos imãs, dando uma orientação remota. O glóbulo vermelho é uma das poucas células que não tem núcleo, é relativamente simples, por isso atrai tanto os pesquisadores.

Outro detalhe que chama atenção é a necessidade da dependência de grandes quantidades de produtos limpos e doados, para substituir o sangue perdido em algum trauma. Por isso, existem diversos laboratórios estudando o desenvolvimento de glóbulos vermelhos sintéticos, alguns deles com a eliminação da hemoglobina.

Um pouco mais sobre as pesquisas

Algumas destas pesquisas realmente são arrojadas, até com partículas sonoras que podem transportar espécies tóxicas de oxigênio por meio do sistema vascular, para acabar com tecidos cancerígenos.

“Inspirados nos estudos pioneiros acima, nos quais foram criadas construções sintéticas que atingiram um ou vários recursos-chave dos RBCs nativos, nos esforçamos para criar uma imitação modular de RBC reconstruída (RRBC) que possuísse os recursos combinados completos dos RBCs nativos”, escrevem os pesquisadores no relatório.