Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Misterioso gelo rosa nos Alpes pode trazer consequências devastadoras

A presença de gelo rosa nos Alpes é um indicativo nada positivo para o clima nessa região da Europa. O problema enfrenado pode se tornar pior.

gelo rosa nos alpes
Algas causam mudança na coloração dos Alpes. Foto: © MIGUEL MEDINA / AFP via Getty Images

Local popular entre os esquiadores, as montanhas localizadas entre a Itália, Áustria, Eslovênia e Hungria sofrem com um enorme invasor. O gelo rosa nos Alpes é algo que pode fazer frente ao terror das batalhas da Primeira Guerra Mundial disputadas nesta região.

Existem algas que crescem no gelo, responsáveis pela coloração rosada. Por mais que as algas minúsculas não prejudiquem a geleira, fizeram a sua tonalidade mudar, passando a absorver mais luz solar.

E isso não é nada bom, já que a geleira aquecida aumenta a sua taxa de fusão. Em uma altitude média de 3.069 metros, ela sobreviveu por milhares de verões, mas agora está mais ameaçada do que nunca.

Continua depois da publicidade

Gelo rosa nos Alpes representa mais um perigo enfrentado pelas geleiras

Conforme o pesquisador do Instituto de Ciências Polares do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, em entrevista à CNN, Biagio Di Mauro, provavelmente espécies microscópicas de plantas Chlamydomonas nivalis causaram o tom rosado. Elas são naturais da região, o problema é que a pouca neve do inverno, combinada com a temperatura alta na primavera e no verão podem ter ajudado na proliferação.

Alga que torna o gelo rosa nos Alpes
Célula de algas verdes (Chlamydomonas nivalis) responsável pela coloração vermelha dos blocos de neve nas montanhas. Este organismo utiliza poluentes transportados na neve como fonte de alimento e reduz a acidez da água derretida. (Imagem: ARSUSDA)

No mundo inteiro as geleiras estão reduzindo de tamanho, principalmente devido às mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, algumas famosas, como TK e TK, podem sumir dentro de algumas décadas.

O gelo rosa nos Alpes é perigoso, por isso os conservadores da geleira Presena tem utilizados gigantes folhas têxteis no verão, com o objetivo de refletir a luz da geleira. Contudo, não é possível cobrir toda a extensão do gelo.

Conforme o US Geological Survey (USGS), as geleiras fazem parte de ecossistemas locais, fornecendo água fria para os peixes, além de ajudarem a agricultura. Com a redução das geleiras e água se torna mais escassa, fazendo com que incêndios florestais e secas passem a ser mais comuns.

Continua depois da publicidade
Gelo rosa nos Alpes

No mundo, uma das situações mais preocupantes é a da geleira Denman, na Antártida. Por lá, a redução foi de 25% entre 1996 e 2018. Medindo originalmente 20 quilômetros de largura, caso derreta totalmente pode aumentar em 1,5 metro o nível do mar no mundo inteiro.

Com informações de Live Science.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...