Connect with us

Planeta Terra

Cientistas descobrem que pupas de formigas produzem leite

Published

on

Pesquisadores acabam de descobrir que algumas espécies de formigas produzem leite — ou quase isso. A pesquisa publicada no periódico Nature mostra que espécies das 5 principais subfamílias de formigas do planeta produzem a substância nutritiva. Mas afinal, o que é esse suposto leite de formiga?

Evidentemente, chamar a substância de leite é uma liberdade de analogia. Acontece que as pupas dessas formigas secretam uma substância altamente nutritiva que é consumida pelas larvas e adultos. A pesquisa indica que essa substância contém ao menos 185 proteínas específicas, e mais de 100 outros componentes bioquímicos, como açúcares e vitaminas.

A evidência de que as formigas produzem “leite” também mostrou aos cientistas um comportamento importante: cuidado parental. Se os adultos não consomem o leite das pupas, elas ficam mais suscetíveis a infecções e acabam morrendo. Isso força os adultos a consumir e distribuir regularmente o composto.

Advertisement

Para observar isso, a equipe de pesquisadores isolou diversas fases do ciclo de vida da formiga Ooceraea biroi. A ideia inicial era observar as relações que tornavam as colônias tão unidas e coesas. Todavia, os cientistas acabaram observando pequenas gotas sendo expelidas pelas pupas, e consumidas pelos adultos e larvas.

A equipe posteriormente observou o comportamento e outras espécies e até mesmo viu adultos carregando larvas até as pupas, para que essas se alimentassem do “leite”.

A pesquisa está disponível no periódico Nature.

Advertisement

O papel do “leite” para as colônias

Basicamente, as formigas se desenvolvem de ovos para diversos estágios larvares, para então se tornarem pupas. Esse último estágio é bastante inativo na colônia e as pupas produzem diversas substâncias necessárias para a metamorfose ao estágio adulto.

Ao que a pesquisa indica, as formigas reutilizam esses fluídos repletos de nutrientes e, possivelmente hormônios, para nutrir os componentes da colônia.

Como a secreção é conservada em subfamílias distintas e evolutivamente distantes, é possível que ela tenha surgido antes mesmo do comportamento social nestes animais. Ou seja, o leite das pupas pode ter adicionado uma camada extra de sociabilidade entre os membros da colônia.

Advertisement

De quebra, o leite das pupas também promove a reciclagem de diversos nutrientes e compostos que seriam desperdiçados após a chegada das pupas ao estágio adulto.

“Esse fluído pode ter ajudado na evolução de cuidado cooperativo de ninhadas, já que incentiva adultos a cuidar de jovens. Uma vez que formigas começaram a beber [o fluído], isso pode ter preparado o caminho para a transmissão de outras coisas”, afirmou a especialista Adria Le Boeuf ao National Geographic.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.