Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

Físicos desenvolvem nova ferramenta para identificar fases da matéria

Mesmo que você não seja um físico, as fases da matéria continuam a importar.

© stock.adobe.com

As fases da matéria são as formas físicas distintas assumidas por todas as “coisas” do universo, dos icebergs ao ozônio, e agora os cientistas da Universidade de Yale desenvolveram uma maneira mais precisa de ajudar a classificar algumas delas.

Os resultados aparecem num estudo recente publicado na revista Physical Review Letters e na Physical Review B.

As fases fundamentais da matéria – sólido, líquido e gás – são bem conhecidas. Mas existem muitas outras fases, incluindo aquelas que surgem quando a matéria é resfriada ou aquecida a temperaturas extremas. O calor extremo, por exemplo, pode criar fases de plasma quebrando os átomos individuais de uma substância. O frio extremo, por outro lado, até quase zero absoluto, aciona uma série de fases quânticas em que as partículas interagem de maneiras inteiramente novas.

Compreender os meandros dessas fases poderia revelar avanços na computação quântica e na ciência dos materiais. Na verdade, algumas dessas fases podem ser usadas como discos rígidos quânticos que armazenam informações quânticas. É por isso que os cientistas estão buscando ativamente novas abordagens para caracterizá-los e classificá-los.