Físicos criam o menor acelerador de partículas do mundo

SoCientífica
Imagem: FAU/Laser Physics, Stefanie Kraus, Julian Litzel

Cientistas alcançaram um feito impressionante ao criar o menor acelerador de partículas do mundo, um dispositivo que é pouco maior que uma moeda. Essa maravilha minúscula, detalhada em um artigo na revista Nature, representa uma demonstração tecnológica que pode abrir caminho para dispositivos médicos revolucionários.

Aceleradores de partículas convencionais, como o colossal Grande Colisor de Hádrons (LHC), estendem-se por países e custam bilhões. Esses gigantes foram instrumentais na revelação de segredos cósmicos, mas os aceleradores também têm usos mais terrestres, incluindo o tratamento de câncer.

Em contraste, a mais recente adição a essa tecnologia tem uma pegada humilde—um dispositivo que cabe confortavelmente ao lado de uma moeda de um centavo. Ele representa uma mudança das instalações vastas e extensas para algo que um dia poderia caber em um chip de silício.

Simplificando a aceleração

Tradicionalmente, os aceleradores de elétrons utilizam cavidades metálicas para impulsionar as partículas. No entanto, esses sistemas baseados em cavidades são volumosos e propensos a erros. O novo acelerador de tamanho de chip usa disparos de laser direcionados, marcando uma partida do antigo e em direção a um método mais preciso e potencialmente econômico.

Howard Milchberg, físico da Universidade de Maryland, expressou admiração pela inovação. “Considero este artigo realmente interessante e uma física legal, com certeza”, disse ele.

Desenvolver um acelerador tão minúsculo apresentou desafios formidáveis. O processo exigiu a criação precisa de centenas de minúsculas colunas de silício, uma tarefa que antes parecia intransponível. “Fazer recursos tão pequenos com precisão suficiente é extremamente exigente”, reconheceu Tomáš Chlouba, um dos pesquisadores por trás do projeto.

Apesar da saída modesta do protótipo atual—entregando apenas cerca de um elétron por segundo—avanços na fabricação de chips permitiram que a equipe realizasse seu design usando métodos comuns na fabricação de semicondutores.

Uma visão para o futuro

Embora as aplicações práticas pareçam distantes, o potencial é imenso. “Não sei o quão prático isso poderia ser”, admitiu Milchberg, observando as melhorias significativas necessárias para uso no mundo real. Chlouba permanece otimista, prevendo aplicações médicas, como aceleradores de elétrons compactos o suficiente para inserção endoscópica no tratamento de câncer de pele.

“Isso é menor, mais barato e cabe em qualquer lugar”, disse Chlouba, insinuando um futuro onde os tratamentos médicos mais sofisticados poderiam se tornar mais acessíveis do que nunca.

No campo dinâmico da física de partículas, esta miniaturização marca um passo significativo para a frente—inaugurando uma era onde o que antes era domínio de instalações grandiosas pode em breve estar disponível na palma da sua mão.