Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

Física cria quinto estado da matéria a partir de sua sala de estar

A Dra. Amruta Gadge, da Universidade de Sussex, criou o quinto estado da matéria trabalhando em casa e usando a tecnologia quântica

Quinto estado da matéria na sala de estar
Dr. Amruta Gadge configurando os lasers antes do bloqueio. Crédito: University of Sussex

Uma física criou o quinto estado da matéria trabalhando em casa usando a tecnologia quântica. A Dra. Amruta Gadge, criou com sucesso um Condensado Bose-Einstein (BEC) nas instalações da Universidade de Sussex. O único detalhe é que ela fez isso em sua sala de estar a três quilômetros de distância.

Acredita-se que esta seja a primeira vez que um BEC foi criado remotamente em um laboratório.

O que é um Condensado Bose-Einstein (BEC)?

Um BEC consiste em uma nuvem de centenas de milhares de átomos de rubídio resfriados a temperaturas de nanokelvin, que são mais de um bilhão de vezes mais frias que o congelamento.

Nesse ponto, os átomos assumem uma propriedade diferente e se comportam juntos como um único objeto quântico. Este objeto quântico possui propriedades especiais que podem detectar campos magnéticos muito baixos.

Quinto estado da matéria
A imagem que confirma a criação bem-sucedida do BEC. Crédito: University of Sussex

A equipe de pesquisas vem trabalhando para ter um segundo laboratório com um BEC funcionando de forma consistente nos últimos nove meses, como parte de um projeto mais amplo que desenvolve um novo tipo de microscopia magnética e outros sensores quânticos. Eles usam gases atômicos como sensores magnéticos próximos a vários objetos, incluindo novos materiais avançados, canais de íons nas células e o cérebro humano.