Fêmeas de polvos jogam objetos em machos que as assediam

Jamille Rabelo

Uma análise de filmagens de polvos ao largo da costa da Austrália atirando conchas e lodo sugere que eles atingem intencionalmente outros polvos. Na maioria dos casos, são as fêmeas que atiram, muitas vezes aos machos que as assediam.

Em 2015, Peter Godfrey-Smith, da Universidade de Sidney e os seus colegas filmaram vários polvos-comuns de Sidney (Octopus tetricus) interagindo na Baía de Jervis. É um dos poucos locais de fundo arenoso, onde os polvos podem fazer antros. Por isso, existe um grande número desses animais em uma pequena área.

Os vídeos capturaram lutas, acasalamentos e um comportamento extraordinário que a equipe chama de arremesso. “É difícil como descrever melhor”, diz Godfrey-Smith.

Os polvos seguram lodo, algas ou objetos como carapaças debaixo dos seus corpos, com seus tentáculos. Depois, miram os seus sifões e disparam um jato de água sobre os projéteis, impulsionando-os até vários comprimentos de corpo.

Este comportamento de lançamento era conhecido por ser utilizado para descartar os restos de refeições ou para escavar covas, mas os vídeos também revelaram muitos casos em que os polvos atingem outros indivíduos com objetos arremessados.

Fêmeas de polvos se defendem dos machos

Com as filmagens, foi possível uma análise detalhada do comportamento dos polvos. Os pesquisadores conseguiram notar diferenças entre os arremessos que visam outros polvos e os utilizados para a limpeza de ninhos. Sugerindo, então, que os polvos estão de fato jogando objetos de propósito em outros polvos.

PRI 196258320

Em 2016, por exemplo, um polvo fêmea atirou lodo 10 vezes a um macho de um antro próximo, que tentava acasalar com ela. Ela bateu-lhe em cinco ocasiões. “Essa sequência foi uma das que me convenceu que foi intencional”, diz Godfrey-Smith.

Em quatro dessas ocasiões, o macho desviar, embora nem sempre tenha conseguido. Em dois casos, ele antecipou os movimentos da fêmea e começou a esquivar-se antes que o lodo lhe acertasse.

Ao agredir outros polvos, as fêmeas eram mais propensas a atirar lodo do que as conchas. Os lançamentos eram também mais vigorosos.

Comportamento raro

Enquanto vários animais selvagens atiram objetos a outros animais, apenas poucos, incluindo chimpanzés, são conhecidos por mirar em membros da sua própria espécie.

Em duas ocasiões, um polvo bateu em um peixe, embora uma destas colisões parece ter sido acidental. Os animais também pareciam mirar na câmara em algumas ocasiões, atingindo o tripé duas vezes.

Embora o lançamento pareça ser utilizado como uma forma de ataque, a equipe não viu nenhum polvo alvo responder atacando ou atirando coisas de volta.

Além disso, alguns lançamentos que acontecem após intensas interações sociais não são dirigidos a outro polvo, mas a um espaço vazio, sugerindo que os animais podem estar a descarregar a sua frustração.

Em uma observação, depois que os avanços de um macho para uma fêmea foram rejeitados, ele atirou uma concha em uma direção aleatória e mudou de cor.

As descobertas estão publicadas em um pré-print.