Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

A matemática, finalmente, tem uma explicação científica do porquê suas juntas estalarem

Cientistas discordam sobre por que estralar as juntas faz barulho. Agora, uma nova explicação matemática sugere que o som resulta de um colapso parcial de pequenas bolhas de gás nos fluidos das articulações.

A maioria das explicações do ruído nas juntas envolve bolhas, que são formadas sob baixas pressões induzidas pela manipulação dos dedos que separam as articulações. Enquanto alguns estudos apontam a implosão das bolhas como a fonte do ruído, um artigo de 2015 mostrou que as bolhas não implodem por completo. Pelo contrário, elas permanecem nas juntas por aproximadamente 20 minutos depois de estralar, sugerindo que não é o colapso das bolhas que geram o barulho, mas suas formações.

Mas não era certo como a formação das bolhas poderiam fazer sons que conseguem abranger grande parte do cômodo. Então dois engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da École Polytechinique, na França, se aventuraram em resolver esse mistério.

Continua depois da publicidade

O som pode se originar nas bolhas que colapsam apenas parcialmente, os dois pesquisadores relataram na Scientific Reports. Uma simulação matemática do colapso parcial das bolhas explicou tanto a frequência dominante do som que se origina com o fenômeno como o seu volume. A descoberta poderia, também, explicar o porquê das bolhas terem sido observadas no fluido.

Fonte: Science News

Referência

Continua depois da publicidade

V. Chandran Suja and A.I. Barakat. A mathematical model for the sounds produced by knuckle crackingScientific Reports. Published online March 29, 2018. doi:10.1038/s41598-018-22664-4.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.