A situação mundial da pandemia do Coronavírus se agravou de uma forma que nem os especialistas imaginavam no começo. E o uso de máscaras, que antes era raro, agora é frequente em praticamente toda a população mundial. E para quem ainda duvida se é mesmo preciso usá-la, este experimento mostra a eficácia do uso de máscaras caseiras.
Qual é a diferença que as máscaras fazem?
O canal do Youtube AsapSCIENCE, que faz diversas experiências científicas, resolveu testar a eficácia de máscaras respiratórias, especialmente as máscaras caseiras.
Mitch Moffit e Greg Brown fizeram um experimento em que comparavam o quanto as máscaras retinham partículas de espirros, tosses e de pessoas cantando ou falando.
Apesar de os vírus, obviamente, não aparecerem no vídeo, somente bactérias, o experimento mostra o quanto as máscaras, mesmo caseiras, retém muito bem as partículas.
Isso é importante porque é através dessas partículas que os vírus e bactérias se espalham, então, ao retê-las, você consegue evitar ou impedir a sua propagação.
A AsapSCIENCE replicou os mesmo experimentos em um laboratório, e os resultados foram os mesmo. As máscaras, mesmo as caseiras, fazem muito bem o seu trabalho.
Um outro grupo de cientistas também fez um experimento para ver a eficácia com as máscaras, e, do mesmo modo, as máscaras se mostraram muito úteis.
As melhores máscaras são as de duas camadas, e a máscara cirúrgica de três camadas. Elas praticamente não deixam uma gota de saliva passar.
A distância social ainda é necessária
Apesar de as máscaras serem um meio de contenção do vírus muito útil, o distanciamento social ainda é o meio mais eficaz de contenção de vírus.
Então, se você puder manter o máximo de distanciamento de outras pessoas, faça isso e garanta a sua segurança e a de outras pessoas também.
Contudo, se você não pode manter o distanciamento, use máscara e sempre lave as mãos com álcool em gel, evitando também contato físico.
Máscaras caseiras: Conclusão
Portanto, como diz o ditado, a prevenção é o meio mais eficaz de se evitar um problema. Desse modo, caso você comece a se sentir estranho do normal, procure um médico imediatamente.
Entre os sintomas, o COVID-19 também inclui dores no corpo, não conseguir sentir cheiro ou paladar, falta de fome, desânimo, entre outros.
Esses sintomas só se agravam com o tempo, quando você começar a sentir sintomas mais graves como falta de ar, necessitando de atendimento mais urgente.
Contudo, como o COVID-19 ainda é uma doença misteriosa, as pessoas podem ter sintomas diferentes. Então, fique atento!
Com informações de Science Alert.