Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Experimento simples mostra a importância do uso de máscaras; confira vídeo

máscaras caseiras
(AsapSCIENCE / YouTube)

A situação mundial da pandemia do Coronavírus se agravou de uma forma que nem os especialistas imaginavam no começo. E o uso de máscaras, que antes era raro, agora é frequente em praticamente toda a população mundial. E para quem ainda duvida se é mesmo preciso usá-la, este experimento mostra a eficácia do uso de máscaras caseiras.

Qual é a diferença que as máscaras fazem?

O canal do Youtube AsapSCIENCE, que faz diversas experiências científicas, resolveu testar a eficácia de máscaras respiratórias, especialmente as máscaras caseiras.

Mitch Moffit e Greg Brown fizeram um experimento em que comparavam o quanto as máscaras retinham partículas de espirros, tosses e de pessoas cantando ou falando.

Continua depois da publicidade

Apesar de os vírus, obviamente, não aparecerem no vídeo, somente bactérias, o experimento mostra o quanto as máscaras, mesmo caseiras, retém muito bem as partículas.

Isso é importante porque é através dessas partículas que os vírus e bactérias se espalham, então, ao retê-las, você consegue evitar ou impedir a sua propagação.

A AsapSCIENCE  replicou os mesmo experimentos em um laboratório, e os resultados foram os mesmo. As máscaras, mesmo as caseiras, fazem muito bem o seu trabalho.

Continua depois da publicidade

Um outro grupo de cientistas também fez um experimento para ver a eficácia com as máscaras, e, do mesmo modo, as máscaras se mostraram muito úteis.

As melhores máscaras são as de duas camadas, e a máscara cirúrgica de três camadas. Elas praticamente não deixam uma gota de saliva passar. 

A distância social ainda é necessária

Apesar de as máscaras serem um meio de contenção do vírus muito útil, o distanciamento social ainda é o meio mais eficaz de contenção de vírus.

Continua depois da publicidade

Então, se você puder manter o máximo de distanciamento de outras pessoas, faça isso e garanta a sua segurança e a de outras pessoas também.

Contudo, se você não pode manter o distanciamento, use máscara e sempre lave as mãos com álcool em gel, evitando também contato físico.

Máscaras caseiras: Conclusão

Portanto, como diz o ditado, a prevenção é o meio mais eficaz de se evitar um problema. Desse modo, caso você comece a se sentir estranho do normal, procure um médico imediatamente.

Continua depois da publicidade

Entre os sintomas, o COVID-19 também inclui dores no corpo, não conseguir sentir cheiro ou paladar, falta de fome, desânimo, entre outros.

Esses sintomas só se agravam com o tempo, quando você começar a sentir sintomas mais graves como falta de ar, necessitando de atendimento mais urgente.

Contudo, como o COVID-19 ainda é uma doença misteriosa, as pessoas podem ter sintomas diferentes. Então, fique atento!

Continua depois da publicidade

Com informações de Science Alert.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.