Parece algo de outro mundo, mas é simplesmente a ciência lindamente em ação. Em conjunto com a Universidade de Rochester, o exército dos Estados Unidos está tentando desenvolver um um painel solar “anti-gravidade” que purifica a água.
É um processo teoricamente não muito complicado. Ele utiliza diretamente a energia solar para sugar e purificar a água, sem utilizar a energia elétrica como intermediária para mover um segundo equipamento.
Em uma mistura de eficiência e praticidade, o equipamento funciona da seguinte forma: um painel de alumínio, que ao absorver a energia solar, faz a água evaporar e deixar as impurezas para trás.
Ele é “anti-gravidade” por que é capaz de puxar a água. É um processo simples, na verdade, chamado de capilaridade. Utilizando microfibras, a água “viaja”, parecendo desafiar a ciência, mas é fácil de reproduzir em cada.
Experimente pegar dois copos, colocar água em um e deixa o outro vazio. Em seguida, pegue um barbante e coloque na água, e o segundo colocar no segundo copo. Deixe por algumas horas e veja o resultado.
Entretanto, apesar da teoria ser fácil, há alguns obstáculos técnicos para aplicar a ideia de forma eficiente e funcional, já que o Sol se movimenta, e também a água “escapa” ao evaporar.
Veja o vídeo abaixo, da Universidade de Rochester:
Os obstáculos foram deixados em aberto e os aspectos técnicos foram disponibilizados em um novo artigo, publicado recentemente pelos pesquisadores no periódico Nature Sustainability.
Qual é esta solução?
Eles optaram por utilizar o alumínio no projeto para que ele fosse mais barato e acessível a comunidades carentes. Para que ele absorvesse o Sol e a água, foi feito um tratamento a laser.
Para tentar burlar o obstáculo da movimentação do Sol, que necessitaria de um rastreador solar, eles conseguiram fabricar uma peça cuja arquitetura permite a concentração óptica e, consequentemente térmica.
Em outras palavras, o formato da chapa flutuante é feito de modo que, independente da posição do Sol, ela possa captar o máximo possível de energia do Sol sem um sistema que fique a movimentando. Desta forma, basta deixá-la flutuar.
“O dispositivo pode ser montado em qualquer ângulo em uma plataforma flutuante para otimizar a irradiância solar incidente e pode ser facilmente integrado aos sistemas térmicos solares comerciais”, diz o artigo.
Eles ainda destacam a simplicidade e praticidade do sistema: “Dados os canais capilares abertos, a superfície do dispositivo pode ser facilmente limpa e reutilizada”.
Qual é a utilidade de um painel solar “anti-gravidade” que purifica a água?
A vantagem é que o painel pode ser montado e adaptado de acordo com o ângulo do sol e aproveitar a água do local de forma segura. É algo estratégico para tropas militares, que muitas vezes vão para longas missões remotas.
A água é a substância mais essencial para a vida e para diversos tipos de trabalho. Por esse motivo, precisa ser constantemente reabastecida, e esse processo é bastante trabalhoso.
Além de tropas militares, civis podem se beneficiar muito. Comunidades mais carentes, sem acesso ao saneamento básico, demandam alguma forma de purificação de água.
Doenças relacionadas à contaminação da água, como cólera, são infelizmente muito comuns, e este purificador, além de simples e barato, atende aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo foi publicado na modalidade de acesso aberto na Nature Sustainability. Com informações de Popular Mechanics.