Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Europa convida pessoas com deficiência física a se tornarem astronautas

ESA busca pessoas com deficiência para serem astronautas
(AP / Mikhail Metzel)

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a realizar sua primeira campanha de recrutamento de astronautas em 11 anos e revela que deseja mais diversidade nas próximas viagens tripuladas.

Isso significa que a ESA quer enviar mais mulheres para o espaço e que, pela primeira vez, a ESA anunciou que “chegou a hora” de abrir o processo de inscrição de astronautas para pessoas com deficiência física – um grande passo em direção a uma melhor inclusão e representação em programas espaciais.

A agência também disse que “chegou a hora” de colocar pessoas com deficiência no espaço, como parte de uma iniciativa chamada Projeto de Viabilidade do Parastronauta. De acordo com a ESA, é a primeira vez que uma agência espacial em qualquer lugar abre o processo de inscrição para pessoas com deficiência.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Representar todas as partes de nossa sociedade é uma preocupação que levamos muito a sério”, disse David Parker, diretor de exploração humana e robótica da agência à AP News. “A diversidade na ESA não deve abordar apenas a origem, idade, experiência ou sexo de nossos astronautas, mas também talvez deficiências físicas.”

Relacionado: Veja como uma viagem espacial pode mudar o seu cérebro

A agencia informou que, com base nas categorias definidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional, inicialmente considerará as solicitações de indivíduos com deficiência de membros inferiores abaixo do joelho ou tornozelo, diferenças extremas no comprimento das pernas ou abaixo de 130 centímetros de altura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O processo de recrutamento levará cerca de 18 meses, após os quais a ESA escolherá um novo grupo de astronautas.

O impulso da ESA para um programa espacial mais inclusivo não é importante apenas do ponto de vista simbólico. Também pode levar ao desenvolvimento de novas ferramentas que tornam as viagens espaciais mais simples e seguras. Não apenas para as pessoas que precisam de equipamentos ou considerações específicas, mas também para todas as outras pessoas que se beneficiariam com a nova linha de pesquisa.

 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

 

 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.