Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Estruturas minúsculas em dentes de peixe-dragão se transformam em punhais invisíveis

No mar profundo, peixes-dragão atraem peixes menores perto de suas mandíbulas abertas, com anexos de barba cobertos por uma luz. Mas os dentes dos predadores do tamanho de um lápis não brilham da mesma maneira.

Em vez disso, dentes de peixes-dragão são transparentes e difíceis de ver, graças às estruturas em nanoescala que reduzem a quantidade de luz espalhada pelos dentes , relatam pesquisadores em 5 de junho na Matter.

As adagas claras desaparecem nas bocas escuras dos animais, provavelmente para ajudar os peixes-dragão a surpreender suas presas, diz o co-autor do estudo, Marc Meyers, um cientista de materiais da Universidade da Califórnia em San Diego. “Eles são mini-monstros do oceano.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os dentes do peixe-dragão são semelhantes aos da maioria dos animais: eles contêm uma densa camada externa de material semelhante ao esmalte que reveste um tecido duro chamado dentina. 

A microscopia eletrônica de transmissão dos dentes de uma espécie de peixe-dragão ( Aristostomias scintillans ) revelou cristais minúsculos, com cerca de 20 nanômetros de tamanho, no esmalte. Na dentina, os pesquisadores encontraram hastes nanométricas da proteína colágeno revestidas com a hidroxiapatita mineral. Se maiores, tais estruturas dispersariam a luz, mas por causa de seu pequeno tamanho, a luz é desviada, dizem os cientistas. Os dentes também são muito finos, o que também ajuda a transmitir luz.

Dragonfish não são as únicas criaturas com dentes transparentes, mas este é o primeiro estudo a observar como esses dentes interagem com a luz, diz Meyers. Os cientistas capturaram o peixe com uma rede na sua morada oceânica a uma profundidade de cerca de 500 metros.[Science News]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.