Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Estrutura das proteínas de Alzheimer no cérebro foram observadas pela primeira vez

E elas diferem profundamente das estruturas conhecidas das fibrilas Aβ, que foram formadas em laboratório anteriormente.

(semnic/iStock)

As pesquisas sobre o mau de Alzheimer avançam cada vez mais rápido, todos os dias é possível descobrir algo novo. Mas a forma como a doença começa e se apoderar do cérebro ainda é um mistério. Agora, pela primeira vez, os cientistas observaram a estrutura dos aglomerados de proteínas associadas à doença de Alzheimer diretamente no cérebro.

Pesquisadores foram capazes de extrair e isolar as fibras amiloides beta (Aβ) do cérebro de três pessoas que morreram da doença de Alzheimer; em seguida, eles analisaram esses aglomerados de proteínas para determinar cada detalhe de sua estrutura.

LEIA TAMBÉM: Cientistas conseguem reverter um ano de danos causados pelo Alzheimer

A equipe de pesquisadores utilizou a microscopia eletrônica (traçando formas com elétrons em escalas muito pequenas) para observar mais de perto as fibrilas, descobrindo que elas foram construídas de forma muito diferente das proteínas que são cultivadas no laboratório. Essas proteínas em excesso matam as células próximas, mas não está claro como elas se aglomeram ou porque o corpo não as elimina. Saber mais sobre como essas fibrilas são construídas poderia nos ajudar a resolver esses mistérios.

“Mais importante ainda, a estrutura observada difere profundamente das estruturas conhecidas das fibrilas Aβ que foram formadas in vitro”, escrevem os pesquisadores em seu artigo publicado.

Os resultados deste estudo indicam que se vamos encontrar drogas que podem limpar a proteína amiloide beta entupida, não podemos necessariamente confiar em testar as drogas em fibrilas que produzimos em um tubo de ensaio, pois o que está acontecendo dentro do cérebro das pessoas com a doença pode ser muito diferente.