Tubarões esquisitos capturados no Oceano Pacífico: imagens

Milena Elísios

Sabemos que animais incríveis vivem no oceano e até apresentamos algumas delas em um artigo recente. Estes tubarões e outras criaturas marinhas, belas ou aterrorizantes, há muito ilustram as lendas arcaicas que são contadas e recontadas ao longo de gerações.

Agora imagine que conhecemos apenas 4% de toda extensão salgada dos oceanos, imagine a imensidão de vida e de animais incríveis nunca vistos antes. Recentemente, um grupo de pesquisadores ficou perplexo ao se deparar com cinco destas criaturas marinhas.

Cientistas que estudavam o bioma marinho do Oceano Pacífico próximo a Taiwan, acabaram recolhendo em suas redes um tubarão abissal que é no mínimo curioso. O animal de presas translúcidas e extensivas mais parecia ter saído dos filmes de ficção científica. Mais tarde, após algumas análises mais detalhadas os pesquisadores chineses descobriram que o animal era na verdade um super raro tubarão-víbora.

Os tubarões-víbora (Trigonognathus kabeyai) são abissais e brilham no escuro, vivem entre 300 e 400 metros de profundidade, mas podem migrar para 150 metros durante a noite. Eles se alimentam de crustáceos e peixes ósseos, incluindo peixes-lanterna – talvez atraídos pelo corpo brilhante do predador. Além disso esses animais são extremamente raros, foram descobertos pela primeira vez em 1986, na costa da Ilha Shikoku, no Japão, e desde então, ninguém mais viu nenhum espécime até agora.

Com presas extensivas, estes tubarões dão jus ao nome. (Imagem: Crédito: Pen News / Fisheries Research Institute)
Com presas extensivas, estes tubarões dão jus ao nome. (Imagem: Crédito: Pen News / Fisheries Research Institute)

Com olhos azulados e mandíbulas que se estendem rapidamente – provavelmente para capturar e engolir presas maiores – estes tubarões das profundezas foram nomeados tubarões-víbora devido a suas presas em forma de agulhas, como presas de cobras.

Com presas extensivas, estes tubarões dão jus ao nome.
Com presas extensivas, estes tubarões dão jus ao nome. (Imagem: Crédito: Pen News / Fisheries Research Institute)

Cinco espécimes foram encontrados nas redes do centro de pesquisa de Taiwan, quatro estavam mortos, mas um deles sobreviveu e foi colocado em um tanque, para ser estudado no laboratório, mas acabou morrendo um dia depois.

Até agora, pouco se sabe sobre estes tubarões misteriosos, mas ainda há muito por se descobrir nos fundo dos oceanos.

LEIA TAMBÉM: Vídeo aterrorizante mostra o tubarão mais antigo da Terra: assista

Compartilhar