Misterioso ‘diabo do mar’ capturado em vídeo: assista

Giovane Sampaio

Nas águas profundas e pouco exploradas do oceano vive um peixe tão misterioso quanto aterrorizante, o diabo do mar, um lophiiforme.

O diabo do mar possui uma pele marrom-avermelhada ou preta com aspecto desfigurado – que serve como camuflagem – e uma espécie de “vara de pesca articulada” em sua cabeça que termina em um órgão bioluminescente. Como a luz é quase inexistente nas grandes profundezas, o peixe utiliza sua pequena “bio-lanterna” para atrair presas até bem perto de sua enorme boca, onde as captura em um golpe rápido.

Estes animais são muito pouco conhecidos pelos cientistas, vivendo entre 1 e 3 km de profundidade e em escuridão quase total, são peixes muito difíceis de se observar.

De acordo com o Monterey Bay Aquarium Research Institute (Mbari), que capturou as imagens do animal, esta foi a primeira vez que o diabo do mar foi filmado.

Depois da gravação, feita em 2015, os biólogos recuperaram o peixe para pesquisas. O estudo permitirá uma melhor compreensão do animal e desta forma contribuirá para a sua conservação no ambiente natural. Esta é uma oportunidade para os cientistas aprenderem mais sobre esta surpreendente criatura das profundezas.

O ‘diabo do oceano’ preto de 9 centímetros de comprimento, ou Melanocetus, foi capturado em vídeo por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Monterey Bay Aquarium, na Califórnia.

Bruce Robison, cientista sênior do Instituto em questão, acredita que essa é a primeira vez que um peixe dessa espécie foi filmado vivo em uma profundidade de apenas 600 metros. Os pesquisadores estavam explorando o Monterey Canyon, na Califórnia, EUA, uma parte do Oceano Pacífico que é tão grande quanto o Grand Canyon.

“Estes são predadores de emboscada”, disse Robison sobre o peixe, que tem dentes afiados do lado de fora de sua enorme mandíbula.

LEIA TAMBÉM: Tubarão de 400 anos encontrado no Ártico pode ser o mais antigo vertebrado vivo: confira vídeo

Uma versão desta publicação foi publicada em meados de 2019. Atualizada em 2020.

Compartilhar