Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Este vídeo de um gambá atirando outro no lago venceu um concurso

(Reprodução).

Vídeos engraçados de animais tomam a internet diariamente, geralmente com vídeos de animais domésticos. Mas vez ou outra surgem, também, os flagrantes de comportamentos surpreendentes da vida selvagem, como é o caso desse vídeo de um gambá. 

Betsy Potter, moradora do estado de Nova York, nos Estados Unidos, venceu o primeiro lugar de um concurso de filmagens de trilhas  organizado pelo Trail Cam Pro, um portal da internet que trabalha com a venda de equipamentos e acessórios para trilhas, além de informações para pessoas que seguem ou querem seguir o Hobbie. O concurso chama-se 2020 Trail Camera Video Contest.

O vídeo do curioso gambá

No vídeo, um inocente gambá bebia água (ou algo semelhante) à beira de uma lagoa, durante o período da noite. A partir daí, inesperadamente uma câmera bem posicionada flagrou perfeitamente um momento hilário que se passa rapidamente no curto vídeo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Enquanto ele bebia água, então, outro gambá se aproximou e simplesmente o empurrou na lago – simples assim, sem mais nem menos. Após isso, o gambá que caiu saiu da água, arrastando-se, mas o meliante já havia fugido rapidamente após o crime. 

Assista ao vídeo:

O vídeo, portanto, demonstra um pouco de como muito ocorre na natureza, mesmo na calada da noite, sem sequer imaginamos. Será que os gambás acham isso engraçado, contrariando a nossa noção de que apenas humanos e alguns outros primatas possuem comportamentos semelhantes? O que levou ele a atirar um colega na água? É bastante difícil saber, na verdade. Muitas vezes interpretamos erroneamente o que ocorre em vídeos de animais, e na realidade ocorreu algo completamente diferente, mas interpretamos de acordo com a nossa perspectiva – o mundo humano.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Potter conseguiu o primeiro lugar, mas há, no total, seis vencedores. Cada um deles receberá 20 mil pontos, o equivalente a 200 dólares, para compras no próprio Trail Camp Pro. No total 128 pessoas participaram do concurso com vídeos incríveis. A organização do evento disponibilizou todos os vídeos por meio deste link. Acesse, e assista a quantos vídeos de  animais selvagens fofos, engraçados e sacanas você quiser.

O fantástico mundo dos gambás

Aproveitando a deixa, vale à pena falar um pouco sobre os simpáticos gambás. Muitas pessoas possuem horror desses animais, pelo mau cheiro que liberam em momentos de ameaça. No entanto, os gambás brasileiros não fazem isso – apenas os gambás da América do Norte esguicham a substância fedorenta. Além disso, trata-se apenas de um mecanismo de defesa. Deixe o gambá em paz e ele não te tornará um “pum ambulante”.  

Gambá-de-orelha-branca, um dos gambás brasileiros. (Gionorossi / Wikimedia Commons).

No Brasil, como mecanismo de defesa, os gambás se fingem de morto. Eles são animais extremamente covardes, e é até estranho que um gambá tenha feito aquilo, do vídeo. Aqui, um animal que libera o mal cheiro é o cangambá, que apesar do nome não possui parentesco algum com os gambás – nem mesmo é marsupial. Este sim, libera um mal cheiro, e é aquele famoso animal preto com uma listra branca em suas costas.  

Os gambás são marsupiais – isto é, aqueles animais que carregam os filhotes em bolsas, assim como os cangurus. Esses tipos de animais existem somente na Austrália e nas Américas. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Por serem animais nativos, então, os gambás exercem grande influência no ambiente. No Brasil, sobretudo, eles ajudam na dispersão de sementes, através das fezes, e ajudam no controle de pequenos animais invertebrados que poderiam tornar-se pragas, como as baratas. 

Às vezes, eles podem aparecer em residências rurais, ou até mesmo em áreas urbanas, e muitos os confundem com ratazanas. Nesse caso, então, não mate, agrida ou assuste o animal. Eles geralmente vêm em busca de alimentos, ao farejar sacos de lixo mal fechados ou algo semelhante. Se você ver um gambá em áreas urbanas, chame a guarda municipal, os bombeiros ou alguma autoridade ambiental de sua cidade, para levá-lo a algum local seguro. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.