Este peixe é tão raro que não sabemos onde ele mora no oceano

Damares Alves
Imagem: Zaidi

O peixe palhaço em forma de cunha (Rhynchobatus cooki) é uma espécie tão enigmática que sua existência foi confirmada apenas por sua aparição em mercados de Singapura e Jacarta. Após desaparecer completamente no início do século XXI, o peixe voltou a ser observado, surpreendentemente através de fotos nas redes sociais no final da década de 2010.

“Após quase 20 anos sem registro dessa espécie, nós pensávamos que ela possivelmente estivesse extinta. Mas ainda está aí”, comemora Benaya Simeon, pesquisadora iniciando um doutorado sobre o peixe na Universidade Charles Darwin.

A busca pelo seu habitat

Simeon faz parte de um time internacional de pesquisadores da Austrália, Indonésia e EUA que buscam decifrar o habitat do peixe palhaço em forma de cunha e estratégias para sua conservação. As postagens nas redes sociais permitiram que os pesquisadores reduzissem a área de busca ao sudoeste das Ilhas Riau, entre Sumatra e Singapura.

Agora, a equipe está empregando uma combinação de amostragem de DNA ambiental (eDNA) e colaboração com pescadores locais para desvendar mais sobre essa criatura enigmática.

Rhynchobatus cooki
Imagem: Last, Kyne & Compagno, 2016/ DOI: 10.11646/zootaxa.4139.2.7

Simeon destaca a importância do conhecimento local nesse processo. “Eu quero saber o que eles sabem sobre a espécie, o que dizem sobre a espécie e como apoiarão qualquer esforço de conservação para a espécie. Quero entender a percepção local sobre a espécie”, afirma.

Desvendando o habitat com ciência e a comunidade

Em junho, uma equipe de pesquisa viajou até a ilha de Singkep para coletar amostras de água, que agora estão sendo testadas nos EUA para traços de DNA do peixe. “Durante nosso trabalho de campo, conseguimos coletar 100 amostras de água de 33 locais ao redor da ilha”, diz a professora associada Nicole Phillips, da Universidade do Mississippi, EUA.

Se qualquer uma dessas amostras contiver DNA do peixe palhaço em forma de cunha, isso fornecerá aos pesquisadores uma visão muito mais clara de seu habitat.

Conservação em foco

Com essa combinação de táticas, Simeon está otimista de que descobrirão o habitat do peixe. Então, o esforço de conservação pode começar de verdade. “A Indonésia é um país em desenvolvimento, e muito dependente das pescarias – elas são socio-economicamente também muito importantes para nosso povo”, ela diz.

Portanto, o desafio não é apenas descobrir onde o peixe está, mas também como promover a conservação e o gerenciamento da espécie de forma robusta e eficaz. Com a colaboração de comunidades locais, redes sociais e ciência avançada, o peixe palhaço em forma de cunha pode ter uma chance de prosperar mais uma vez.