Este besouro anda de cabeça para baixo na água; caso inédito

Rafael D'avila
Imagem: Johann O'Keefe

Os animais possuem habilidades que vão além da compreensão humana, mas provavelmente você não sabia que o besouro anda na água! Na verdade, ninguém sabia até 2015, quando Dr. Gould estava olhando uma piscina, procurando sapos, e se deparou com algo surpreendente. O homem viu um besouro de cabeça pra baixo e imaginou que estava em apuros, mas logo percebeu que o inseto tinha total controle da situação.

Dr. Gould conta que o besouro anda na água com maestria, deslizando de um lado para o outro como se estivesse em um universo paralelo. Foi então que, ainda sem acreditar no que estava vendo, tirou o celular do bolso e começou a acompanhar os passos do bicho.

O arquivo ficou armazenado no aparelho por longos anos, até que o profissional terminasse o seu doutorado. Porém, em junho, Gould, juntamente com o ecologista Jose Valdez, decidiu compartilhar o fato pela primeira vez, na revista Ethology. Martin Fikácek, da National Sun Yat-sem University, quando descobriu como o besouro anda na água, avaliou as imagens e afirmou se tratar do besouro necrófago.

Mesmo sendo um registro inédito, apresentando a cena de um besouro de cabeça para baixo na água, o bioengenheiro Manu Prakash afirma que já houve relatos disso. “É uma bela observação”, escreveu Prakash por e-mail.

Como o besouro anda na água de cabeça pra baixo e sem afundar?

O besouro anda na água de um modo bem diferente do tradicional, onde o inseto fica por cima dela. Entretanto, o mundo inteiro está reunido em torno de um único questionamento: ‘como isso é possível?’ “É um ponto de interrogação”, admitiu Gould, embora ele e Valdez tenham algumas hipóteses.

Uma das possibilidades que os pesquisadores apontam, é uma bolha de ar agarrada ao besouro de barriga pra cima, fornecendo uma flutuabilidade, o que mantém o besouro no ar. Uma bolha tão perto da superfície pode estourar a qualquer momento, mas, de alguma forma, o inseto impede que isso aconteça.

“Qualquer predador acima da superfície pode estar olhando para baixo e vendo uma bolha, em vez de uma guloseima saborosa”, escreveu Valdez por e-mail. Pela maneira em que o besouro anda na água, demonstrando facilidade, os autores afirmam que o comportamento não é desgastante, ou seja, ele tem habilidades para isso.

Os besouros necrófagos vivem pouco, então, o inseto do vídeo já não está mais entre nós, porém, outros da espécie podem apresentar as mesmas características. A única maneira de desvendar esse mistério seria levar a espécie de besouro a um laboratório para pesquisas futuras, é isso que pretendem fazer!