Connect with us

Hi, what are you looking for?

INAH

História & Humanidade

Agricultores descobrem estátua de uma mulher pré-hispânica misteriosa

Na região de Huasteca, Costa do Golfo do México e no dia do Ano Novo, agricultores que estavam arando o solo em um pomar de frutas cítricas descobriram um objeto estranho. Depois de atingi-lo e presumirem ser uma pedra, o grupo cavou mais fundo e desenterrou a estátua de pedra calcária de quase dois metros de altura.

A estátua retrata uma mulher mesoamericana, de acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. Conforme relatado pela Associated Press, a estátua provavelmente data de aproximadamente 1450 a 1521 DC. Depois de examinar o artefato, os especialistas do INAH chegaram a conclusão de que ele foi o primeiro desse tipo a ser encontrado na região.

Continua depois da publicidade

Estátua de uma governante ou deusa?

Os moradores escavaram a estatueta entre as ruínas pré-hispânicas de Haustec de El Tajín e a cidade asteca de Tuxpan. Até então, a área não era identificada como sítio arqueológico.

Logo, pela ausência de objetos históricos semelhantes no bosque, a equipe sugeriu que a escultura – aparentemente com influências astecas – pode ter sido movida de seu local original.

estátua
Talvez a estátua seja uma governante de elite ou uma fusão de uma deusa e governante. (INAH)

A declaração traduzida pela AP traz a fala da arqueóloga María Eugenia Maldonado Vite sobre a obra podendo representar “uma governante, com base em sua postura e vestimenta”, ao invés de uma deusa. Ainda mais, Maldonado levanta a possibilidade de ser uma fusão tardia das deusas Teem com as representações de mulheres de alto status social ou políticas na Huasteca.

De acordo com a declaração, os detalhes da estátua são de uma pessoa deitada usando um cocar ornamentado, um colar com adorno circular conhecido como oyohualli, uma camisa longa e uma saia até os tornozelos. Laura Geggel, da Live Science, aponta o cocar como uma reminiscência de um usado pelo personagem de Star Wars, Ahsoka Tano.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

Tecnologia

Chegamos a um ponto de virada na sociedade. Segundo o renomado físico teórico Michio Kaku, os próximos 100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperaremos. Será...

Planeta & Ambiente

Estranho fenômeno nada mais é que uma ilusão de ótica.

Plantas & Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...