Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Agricultores descobrem estátua de uma mulher pré-hispânica misteriosa

INAH

Na região de Huasteca, Costa do Golfo do México e no dia do Ano Novo, agricultores que estavam arando o solo em um pomar de frutas cítricas descobriram um objeto estranho. Depois de atingi-lo e presumirem ser uma pedra, o grupo cavou mais fundo e desenterrou a estátua de pedra calcária de quase dois metros de altura.

A estátua retrata uma mulher mesoamericana, de acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. Conforme relatado pela Associated Press, a estátua provavelmente data de aproximadamente 1450 a 1521 DC. Depois de examinar o artefato, os especialistas do INAH chegaram a conclusão de que ele foi o primeiro desse tipo a ser encontrado na região.

Estátua de uma governante ou deusa?

Os moradores escavaram a estatueta entre as ruínas pré-hispânicas de Haustec de El Tajín e a cidade asteca de Tuxpan. Até então, a área não era identificada como sítio arqueológico.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Logo, pela ausência de objetos históricos semelhantes no bosque, a equipe sugeriu que a escultura – aparentemente com influências astecas – pode ter sido movida de seu local original.

estátua
Talvez a estátua seja uma governante de elite ou uma fusão de uma deusa e governante. (INAH)

A declaração traduzida pela AP traz a fala da arqueóloga María Eugenia Maldonado Vite sobre a obra podendo representar “uma governante, com base em sua postura e vestimenta”, ao invés de uma deusa. Ainda mais, Maldonado levanta a possibilidade de ser uma fusão tardia das deusas Teem com as representações de mulheres de alto status social ou políticas na Huasteca.

De acordo com a declaração, os detalhes da estátua são de uma pessoa deitada usando um cocar ornamentado, um colar com adorno circular conhecido como oyohualli, uma camisa longa e uma saia até os tornozelos. Laura Geggel, da Live Science, aponta o cocar como uma reminiscência de um usado pelo personagem de Star Wars, Ahsoka Tano.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.