Esta restauração da Virgem Maria acabou dando muito errado

Erik Behenck
A tentativa de restauração de pintura da Virgem Maria.

Diversas produções de séculos passados, incluindo algumas feitas por famosos pintores e artistas têm passado por restaurações nos últimos anos. O problema é que nem sempre o resultado sai conforme o esperado. Agora uma restauração da Virgem Maria acabou dando muito errado, tornando a santa irreconhecível.

Boa parte desses trabalhos pitorescos têm sido desenvolvidos na Espanha: você lembra daquela imagem desfigurada de Jesus? Ela passou a ser chamada de Cristo Macaco. Teve também uma escultura de São Jorge, do século XVI, que depois do processo de recuperação ficou bizarra. Dessa vez, quem sofreu foi uma pintura da Virgem Maria.

Um colecionador de Valência pagou 1.200 euros para que uma pintura fosse limpa e restaurada. Até aí tudo bem, até que o problema foi revelado no momento da devolução da tela. Depois, houve uma segunda tentativa de corrigir os erros, que acabaram piorando ainda mais a situação.

Profissionais ficam indignados com a restauração da Virgem Maria

Segundo especialistas em conservação, a falha no procedimento destaca a necessidade de uma regulamentação rigorosa da indústria de restauração. Possivelmente essa pintura é uma cópia de uma representação da Imaculada Conceição, de Bartolomé Esteban Murillo.

“Se os fatos forem confirmados, teremos que lamentar, mais uma vez, a perda de um ativo cultural e, nessas circunstâncias, solicitamos não tomar essa instância como uma fonte de diversão nas mídias sociais, como já aconteceu anteriormente”, diz um comunicado da Associação Espanhola de Restauradores de Arte Profissional (Acre).

Conforme o professor da Escola Galega de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultura e ex-presidente da Acre, Fernando Carrera, não há impedimentos na lei espanhola para que pessoas sem treinamento possam “reparar” obras de arte.

Bartolomé Esteban Perez Murillo 021
A pintura “restaurada” pode ser uma cópia desta obra do século XVII, de Bartolomé Esteban Murillo.

“Você pode imaginar alguém autorizado a operar com outras pessoas? Ou alguém autorizado a vender remédios sem uma licença de farmacêutico? Ou alguém que não é arquiteto autorizado a construir um edifício?”, disse. “Precisamos investir em nossa herança, mas mesmo antes de falarmos sobre dinheiro, precisamos garantir que as pessoas que empreendem esse tipo de trabalho tenham sido treinadas nela”, comentou.

Relembre o caso da pintura de Jesus

Esta restauração da Virgem Maria acabou dando muito errado, mas alguns anos atrás foi uma pintura de Jesus que viralizou. A obra havia sido pintada na década de 1930 por Elías García Martínez, retratando Cristo com uma coroa de espinho, momentos antes da crucificação.

Esta restauração da Virgem Maria acabou dando muito errado
Em 2013, essa imagem de Jesus viralizou.

A imagem estava na Igreja do Santuário Misericordioso de Borja, que vinha sofrendo com a umidade e precisava de reparo urgente. Foi então que Cecilia Giménez tentou restaurar a obra de arte. Contudo, ela não possuía treinamento formal para isso e acabou alterando demais a imagem.

A fama da imagem desfigurada foi tão grande que a partir disso milhares de turistas passaram a visitar o local, para verem com seus próprios olhos aquela imagem viral. Por mais que tenha sido um dano irreparável, pelo menos ajudou a potencializar o turismo em uma pequena cidade espanhola.

Com informações de Smithsonian Magazine.

Compartilhar