Engolidor Preto pode engolir presas 10 vezes a sua própria massa

Wellington Reis

O nome engolidor preto (Chiasmodon niger) se origina da sua cor escura e de sua incrível capacidade de engolir presas de até dez vezes seu tamanho. Apesar de ter somente 25 centímetros de tamanho, seu tamanho ainda é impressionante. O peixe engolidor preto é o clássico peixe estranho e bizarro que vive no fundo do mar que você nunca quer ver.

O engolidor preto desfruta de regiões tropicais e subtropicais do oceano

Esse peixe vive de 700 a 2700 metros abaixo nas zonas mesopelágicas e batipelágicas onde há pouca ou nenhuma luz. A zona mesopelágica termina onde não existe mais luz solar, com sua cordilheira se estendendo até o Atlântico Norte.

Ele é encontrado normalmente perto das costas da América do Norte, especialmente ao redor das Ilhas Cayman e Bermudas. Entretanto, muitos também foram encontrados na África do Sul.

engolidor negro 2

Registrar um engolidor preto ao vivo na câmera é extremamente difícil. A maioria dos registros desses peixes ocorre através de imagens realizadas por sondas subaquáticas ou dos que aparecem mortos nas praias.

O engolidor preto realmente não se segura, eles comem todas as partes do peixe

Sua dieta é composta de peixes. O engolidor preto consegue comer até dez vezes a sua massa, o que causa tensão no seu estômago. O que eles fazem é usar seus dentes finos e afiados a fim de agarrar e espedaçar suas presas.

Às vezes a vítima consegue não ser espedaçada, principalmente as maiores, e elas podem morrer de outra maneira mais lenta e acabar deixando o engolidor preto em apuros: elas começam a se decompor antes que o ácido estomacal do engolidor preto tenha tempo suficiente para o decompor. Depois que o peixe se decompõe, ele libera gás que enche o estômago do engolidor e faz com que ele flua para cima em direção à superfície.

6600f49337e94b0694f95ac70e3a1be7 1024x726 1

Isso pode não ser fatal, contudo, na maioria das vezes o peixe pode ser morto por qualquer coisa, desde predadores até a doença descompressiva.

Por incrível que pareça, esse peixe pode ter a doença de descompressão. Mas parece que essa não é a principal causa de morte dos peixes que foram encontrados em praias. A maioria dos que foram encontrados mortos na superfície estavam com um alimento muito grande no estômago.

Não há muitos detalhes sobre seu comportamento reprodutivo por causa da dificuldade envolvida em estudar esses peixes.

Compartilhar