A pesquisa Pálido Ponto Vermelho revela um mundo com a massa da Terra em órbita de Proxima Centauri, estrela mais próxima do Sistema Solar.
Astrônomos do ESO Astronomy encontraram evidências claras de um planeta orbitando a estrela mais próxima da Terra, a Proxima Centauri, estrela do tipo anã-vermelha que está situada a apenas quatro anos-luz de nós.
O planeta anunciado hoje, pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), designado por “Proxima b”, orbita a sua estrela progenitora, vermelha e fria, a cada 11 dias, e possui uma temperatura que permite a existência de água líquida em sua superfície.
Este mundo rochoso é um pouco mais massivo que a Terra e trata-se do exoplaneta mais próximo de nós — podendo também ser o mais próximo a abrigar vida fora do Sistema Solar. Um artigo científico descrevendo esta descoberta marcante será publicado na revista Nature amanhã.
A Estrela Proxima Centauri, localizada na constelação do Centauro, é muito fraca para poder ser vista a olho nu, situando-se perto do par de estrelas muito mais brilhante conhecido como Alfa Centauri AB.
Para mais informações, acesse o artigo do ESO detalhando o achado clicando aqui.