Um dublê que observava tubarões-baleia nadando perto da cidade portuária de Yanbu, na Arábia Saudita, resolveu fazer uma brincadeira no mínimo, muito arriscada. Em um vídeo de menos de um minuto o homem salta sobre tubarão que nadava próximo da embarcação, e é levado enquanto se agarra na barbatana dorsal do peixe.
Considerado o maior peixe vivo do mundo, o tubarão-baleia (Rhincodon typus), é um animal que chega a medir incríveis 12 metros de comprimento. Para suprir todas as energias gastas, ele se alimenta por um mecanismo de filtração, que consiste em abrir a sua boca, quando se encontra de frente à sua refeição.
O momento em que o homem salta sobre tubarão
Enquanto navegava com um amigo, o dublê Zaki Al-sabahy, avistou esse fantástico e dócil animal em meio ao mar aberto. Antes de ter a insana ideia de se aproximar, Zaki estava somente na proa de seu iate, visualizando o grupo de tubarões que por ali passavam.
No entanto, subitamente o homem mudou de ideia quando um dos tubarões se aproximou do barco. O vídeo mostra o exato momento em que o dublê levanta e pula de encontro ao animal, sendo aparado pelo corpo do tubarão. Ele agarrou firme em sua barbatana e esperou até que ele começasse a se locomover em meio ao oceano. Tudo foi registrado por amigos do dublê que o acompanhavam nesse momento.
Até o momento, as autoridades de Yanbu, cidade da Arábia Saudita, onde tudo ocorreu, não fizeram nenhum comentário acerca do ocorrido. Mesmo sendo um animal de grande porte, essa espécie é dócil, e não oferece grandes perigos para os seres humanos. Quando avistados durante a sua juventude, costumam a até, brincar com mergulhadores.
Impacto das filmagens nas redes sociais
O vídeo e as imagens se tornaram virais nas redes sociais, onde alguns internautas até aprovaram o ato de coragem que teve o dublê de montar em cima de um animal tão grande. Enquanto outros repreenderam a atitude do dublê, devido a forma brusca com o qual o corpo atingiu a região dorsal do tubarão e o estresse que esta brincadeira poderia causar ao tubarão.
O tubarão-baleia é um exemplar listado como espécie em perigo de extinção, na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Por está ameaçado de extinção, é raro ter suas aparições fotografadas, e esse foi um dos motivos que levaram as imagens a se tornarem virais.
https://twitter.com/Amalqahay/status/1295423442699853824
Em um determinado momento do vídeo, é possível ouvir que um dos tripulantes fez o seguinte aviso: “Cuidado, ele pode engolir você”.
Assim, o vídeo acabou sendo visualizado por cientistas da área, que alertaram para o ato imprudente. Onde, Zaki Al-sabahy estava, de certa forma, estimulando essa prática para outras pessoas, colocando a espécie do tubarão-baleia, ainda mais em risco. Para os protetores dessa espécie, montar em tubarões é uma prática não segura e que deveria ser evitada.
Com informações do Daily Mail