É possível correr por cima de um trem em movimento igual nos filmes?

Felipe Miranda
Cena do filme The Maverick Queen. Imagem: Reprodução

Muitos já devem ter se perguntado se é possível correr por cima de um trem em movimento. Embora não seja seguro testar isso na prática, é interessante abordar o tema para fins de entendimento da física.

Os filmes muitas vezes utilizam corridas sobre trens durante cenas de fugas ou outros tipos de cenas de ação. Entretanto, eles podem muito bem utilizar CGI (sigla em inglês para ‘imagens geradas por computador’) para a realização dessas cenas. Então, até onde isso é fisicamente possível?

Lei da inércia

Isso é explicado simplesmente pela Lei da Inércia, que é uma das Três Leis de Isaac Newton. A Lei da Inércia basicamente diz que um corpo em movimento retilíneo uniforme tende a continuar em movimento, à menos que uma outra força o tire do movimento. O mesmo vale para um objeto parado.

Ou seja, se você atirar um objeto no espaço, em um local hipotético onde não houvesse interações gravitacionais nem outros objetos para atrapalhar, ele manteria esse movimento pela eternidade. Quando você rola uma bola pelo chão, ela é explicada pela inércia. Entretanto, o atrito com o chão e com o ar a desaceleram, e por isso ela para.

Uma implicação da Lei da Inércia é a de que se você está parado em um carro em movimento, você tende a continuar parado para um observador dentro do carro. Se você joga uma bola para cima, verá ela fazer um movimento estritamente vertical.

No entanto, para um observador externo, quando a bola é jogada para cima, ela fará o movimento vertical, e o movimento horizontal, acompanhando o carro, já que a bola segue o movimento do carro, e ela tende a continuar o movimento do carro, mesma suspensa no ar. Um observador externo, portanto, veria a bola desenhar uma parábola.

Pela lei da inércia, é possível correr por cima de um trem?

Agora imagine que você está em cima dos vagões do trem. O trem se move a 50 km/h. Logo, você também se move a 50 km/h em relação ao chão, embora esteja parado em relação ao trem. Isso significa que se você der um salto apenas vertical, você continuará, no ar, movendo-se a 50 km/h em relação ao chão e continuará parado em relação ao trem.

maxresdefault
Cena do filme A Lenda do Zorro. É possível correr por cima de um trem. Imagem: Reprodução.

Não seria possível, portanto, se estivesse na ponta de um vagão, apenas pular e “deixar o trem vir”, caindo no próximo vagão. Na física, tudo depende do referencial, e tomando o trem como referencial, você está parado.

Agora, vamos supor que o trem está se movendo à velocidade constante de 50 km/h. Quando você salta, o trem freia bruscamente. Você continuará andando para frente, no ar, em relação ao trem. É por isso que quando um carro freia bruscamente, somos lançados para a frente – a Lei da Inércia. E é por isso, também, que se deve usar o cinto de segurança.

Se você entendeu tudo até aqui, já deve saber a resposta. Sim, é possível correr por cima dos trens em movimento.

Um trem andando a uma velocidade constante é a mesma coisa de um trem parado, para alguém em cima dele. Ou seja, se você corre, na mesma direção e sentido do trem a 10 km/h por cima dele, que está a 50/h, você está a 60 km/h para um referencial em solo, mas a apenas 10 km/ para um referencial embarcado.

E claro, se você corre contra o movimento do trem, as coisas são um pouco diferentes. Aí você tem que se garantir na corrida e pular no momento certo, pois se você corre a 10 km/h no sentido contrário ao do trem, o mesmo trem “vem contra você” a 40 km/h.

Obviamente, se você tentar pular de um vagão para o outro e escorregar, corre o risco de cair e ser atropelado pelos vagões do trem, ou se cair para o lado, sofrerá os danos de uma queda no chão. Além disso, muitos túneis e pontes pelos quais os trens passam terão a altura suficiente apenas para o trem passar, ou seja, você bateria contra o túnel se estivesse em cima do trem.

Então, mesmo que seja possível correr por cima de um trem, dados os risco, não faça isso.

Compartilhar