Primeiro livro de Isaac Newton sobre a física moderna foi descoberto na França

Erik Behenck
Foi descoberto de uma biblioteca francesa uma cópia do primeiro livro de Isaac Newton. Em leilões pode valer milhões de dólares. (Crédito da imagem: SSPL / Getty Images)

O primeiro livro de Isaac Newton com as três leis de movimento foi encontrado na Córsega, uma ilha francesa. Esse foi o texto que serviu como base para a física moderna, ele estava guardado na Biblioteca Fesch, como se fosse uma publicação normal. Cópias como essa valem milhões se vendidas em leilões.

Ele foi escrito em 1687, no idioma latim, “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” ou “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” e estava nessa biblioteca fundada por um dos irmãos de Napoleão Bonaparte, Lucien Bonaparte.

Primeiro livro de Isaac Newton foi descoberto por acaso

Os escritos foram localizados pela diretora de conservação da biblioteca de patrimônio público, Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, enquanto conferia o índice da biblioteca, escrito pelo próprio Lucien Bonaparte. Embora o físico fosse inglês, as primeiras cópias foram produzidas em latim e traduzidas para o idioma nativo de Newton apenas anos mais tarde.

“Encontrei o Santo Graal na sala principal, escondido nas prateleiras superiores”, disse ela à Agence France-Presse (AFP). “A capa tem um pequeno dano, mas por dentro está em excelente condição – esta é a pedra angular da matemática moderna”, completou.

Newton e a lenda da maçã

Possivelmente você já ouviu algum professor falando sobre essa lenda, a história diz que Newton começou a investigar e estudar as leis da gravidade no momento em que uma maçã caiu sobre sua cabeça em Grantham, na Inglaterra.

Um retrato de Isaac Newton da coleção de retratos galeses da Biblioteca Nacional do País de Gales.

Ninguém sabe se é verdade ou não, o que os historiadores afirmam é que durante o período na Universidade de Cambridge, Newton apresentou diversos estudos importantes. Porém, entre 1965 e 1966 a universidade ficou fechada devido a Peste Negra, assim Newton passou a estudar matemática, física e óptica em casa.

Existem estudos sobre o assunto, muitos deles dizem que o conto da maçã é um mito. Ainda assim, foi o começo da história envolvendo o primeiro livro de Isaac Newton.

Naquela época ele era jovem, com seus 22 anos e cheio de energia. Foi astrónomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista, mas seu principal reconhecimento é como físico e matemático.

Veja um pouco sobre o livro

No livro, Newton apresentou alguns conceitos bem interessantes, explicando comportamentos relativos ao movimento de objetos, um trabalho que ele se dedicou extensamente. A publicação apresenta os seguintes conceitos:

• Um objeto ficará em inércia, a não ser que seja acionada força;
  • A relação entre aceleração e força aplicada é F = ma;
  • Para toda ação, existe uma reação igual.

Os colecionadores valorizam bastante as primeiras edições desse livro. Em 2016 uma edição, também em latim, foi leiloada no Christie’s, em Nova York, arrematada por 3,7 milhões de dólares. Assim, esse valor fez com que fosse o livro mais caro já vendido em um leilão.

E a Biblioteca Fesch tem 50 mil livros, então lá podem estar escondidos muitos outros tesouros históricos. Aliás, essa não foi a primeira grande descoberta, em 2018 foi encontrado um estudo sobre hieróglifos egípcios, de 1610, decifrando o que estava na Pedra de Roseta.