Dominator: crocodilo com mais de 6 metros é o maior do mundo

Mateus Marchetto
Imagem: EPA-EFE

Os crocodilos-de-água-salgada são os maiores répteis viventes e estão entre os animais que causam mais acidentes com humanos. Após a morte do crocodilo Lolong, em 2013, o crocodilo-de-água-salgada conhecido como Dominator se tornou o maior crocodilo vivo em registro.

Com 6,1 metros de comprimento e aproximadamente uma tonelada, Dominator tem quase a mesma massa de um pequeno hipopótamo. Esse réptil gigante, assim como muitos outros da espécie, vivem no Rio Adelaide, ao Norte da Austrália.

Os crocodilos-de-água-salgada, assim como a maioria dos crocodilianos, são animais bastante territorialistas, e existem milhares de registros de ataques a seres humanos. Essa espécie em particular pode habitar tanto o oceano quanto águas salobras, geralmente preferindo rios que desembocam no mar – como é o caso do Rio Adelaide.

Dominator é apenas 7 cm menor que o maior crocodilo conhecido, Lolong, que morreu em 2013 em cativeiro nas Filipinas. Portanto, é bastante possível que o réptil bata o recorde de seu antecessor, uma vez que esses predadores crescem permanentemente.

Competição com o maior crocodilo conhecido

Vale ressaltar que Dominator é o maior crocodilo em registro. Ou seja, podem haver outros animais por aí que são ainda maiores, mas não foram medidos por especialistas.

No mesmo rio de Dominator, inclusive, habita um segundo crocodilo que está entre os maiores conhecidos: Brutus, um veterano de 80 anos e 5.5 metros de comprimento. Este animal ainda tem mais uma característica marcante. O bicho não tem a pata dianteira direita, provavelmente perdida em um combate com outro crocodilo.

Brutus ganhou os holofotes depois de ser registrado comendo um tubarão nos bancos de areia do rio.

278548db8c502cf54ff5436d5df5e2b75c51f0e9
Imagem: ANDREW PAICE

Além disso, há anedotas de que Dominator e Brutus tenham sido vistos em ataques mútuos, o que faz sentido, considerando a natureza territorial dos animais e o hábitat compartilhado.

A dieta destes animais é bastante variada, mas os crocodilianos, em geral, são bons exemplos de hipercarnívoros – animais cuja dieta é mais de 70% baseada em carne. Como é de se esperar, eles podem caçar animais de grande porte como cervos e macacos, mas também se alimentam de crustáceos e peixes em fases mais juvenis.

Em torno de 1.000 pessoas morrem a cada ano por ataques de crocodilos, dos quais a maioria dos acidentes está relacionada à espécie de água salgada. Portanto, vale a pena ficar atento ao hábitat desses animais antes de sair para um mergulho – especialmente na Austrália.

Compartilhar