Divisão da África: continente está se separando e pode surgir um novo oceano

Letícia Silva Jordão
Imagem: USGS

Todo mundo sabe que há milhões de anos os continentes dividiam o mesmo espaço de Terra chamado Pangeia. Mas, conforme os milhões de anos passaram, eles sofreram rachaduras e acabaram se dividindo em seis continentes. Hoje isso pode acontecer novamente com a divisão da África.

Este famoso continente está lentamente se partindo em dois continentes, sendo que tem a chance de surgir um novo oceano entre eles, assim como surgiu um com a divisão da América do Sul com a África há milhões de anos.

Mas, apesar do fato surpreender a todos, pode demorar milhões de anos para a divisão total ser feita, e depois mais alguns milhões de anos para um novo oceano surgir entre as terras. 

Divisão da África ocorre por causa de uma fenda

Essa lenta divisão da África está ligada ao Rift do Leste Africano, também conhecido pela sua sigla em inglês EARS (East African Rift System). Ele basicamente é uma das maiores fendas existentes na Terra.

O EARS se estende por milhares de quilômetros de distância e passa por diversos países africanos, como a Uganda, Quênia, Moçambique, Malawi, Ruanda, Etiópia, República Democrática do Congo, Burundi, Tanzânia e Zâmbia.

Essa fenda é a que está causando a divisão da África em duas placas: a da Núbia (maior) e a da Somália (menor). Essas placas estão lentamente se afastando milímetros a cada ano, podendo formar assim dois continentes em um futuro distante.

Uma rachadura já surgiu no Quênia

Um evento recente que muitas pessoas relacionam com a rachadura do EARS é o fato de que em 2018 surgiu uma enorme rachadura no Quênia que viralizou na internet.

Muitas pessoas começaram a acreditar que essa já era uma evidência da divisão da África em dois continentes. No entanto, o evento foi apenas algo indireto à rachadura EARS.

Vídeo: Nation

Divisão da África pode aparecer daqui a 5 milhões de anos

A divisão da África ainda tem muito tempo para acontecer. Os cientistas relatam que é provável que a divisão se faça dentro de 5 a 10 milhões de anos. Ou seja, não estaremos mais aqui para ver mais um continente se formando.

Mas, quando isso acontecer, é aceitável acreditar que veremos um novo oceano se formando entre as placas da Somália e Núbia, fazendo com que o grande continente da África tenha agora um vasto mar onde era terra.

No entanto, como as atividades geológicas são lentas, vai demorar muito até aparecer um sinal real da divisão da África.

Compartilhar