Deveríamos reintroduzir onças-pintadas nos Estados Unidos?

Imagem: WWF/AFP

As onças-pintadas são a maior espécie de felino das Américas. A espécie (Panthera onca) já vagou pelas cadeias montanhosas centrais do Arizona e do Novo México, antes de suas populações serem exterminadas na década de 1960 devido à caça. Às vezes acontece que certos espécimes são vistos aqui e ali no país; mais comumente machos se dispersando ao norte de uma população estabelecida (mas ameaçada) no México.

Além dessas poucas aparições, no entanto, o resto da população agora está concentrada na América do Sul e Central. Mas, novamente, as onças não estão imunes. Nessas regiões, estima-se que esses animais perderam cerca de metade de sua distribuição histórica nas últimas décadas, em grande parte devido à caça e perda de habitat, como o desmatamento.

Onças-pintadas nos Estados Unidos?

Diante dessa situação, biólogos da Wildlife Conservation Society e Defenders of Wildlife defendem a reintrodução desses predadores nas regiões montanhosas do sudoeste dos Estados Unidos.

jaguar 2457587 1280

“A fauna nativa do sudoeste evoluiu com as onças”, disse Michael Robinson, do Center for Biological Diversity. “Elas têm um lugar histórico e vital em nossos cânions e florestas. É por isso que devemos planejar um programa de reintrodução inteligente e humano.”

Segundo os pesquisadores, que publicaram o estudo na revista Conservation Science and Practice, trazer a onça-pintada de volta ao solo americano não vai apenas corrigir um erro. Esse retorno também pode trazer benefícios econômicos. Michael Robinson menciona em particular as receitas vinculadas ao ecoturismo, que também podem estimular a criação de novos empregos na região.

De acordo com um estudo recente, uma área escassamente povoada medindo aproximadamente 82.000 quilômetros quadrados do centro do Arizona ao centro do Novo México oferece condições ecológicas adequadas para sustentar entre 90 e 150 onças. As terras seriam administradas pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, pelo Bureau of Land Management e pelo National Park Service.

Naturalmente, é sempre difícil prever como a reintrodução de um predador pode influenciar a paisagem ecológica. Da mesma forma, nem todos concordarão com essa ideia, a começar pelos pecuaristas. No entanto, os pesquisadores dizem que a reintrodução vale a pena.