Descubra o que habita no fundo da Fossa das Marianas

Dominic Albuquerque

A Fossa das Marianas é a região mais profunda dos oceanos. Uma fossa oceânica é uma depressão profunda que se forma no fundo do oceano, e que costuma se encontrar na fronteira de alguma placa. Ela se encontra no Oceano Pacífico, e atinge 10.984 m de profundidade. Ainda que a temperatura seja “suportável”, variando entre 1 e 3 graus Celsius, é a pressão intensa que torna esse local tão perigoso.

Mas o que habita no fundo da Fossa das Marianas? Vamos descobrir neste artigo.

O que habita no fundo da Fossa das Marianas

Xenóforos, anfípodos e holothurianos vivem no fundo da Fossa Mariana. Os cientistas estudaram estas criaturas encontradas em imagens de vídeo da expedição James Cameron 2012. Infelizmente, não há muitas evidências para se trabalhar devido aos perigos extremos de explorar as profundezas do oceano. Com mais de 80% do oceano inexplorado, a possibilidade de desconhecidas na Fossa das Marianas é imensa.

Xenofióforos

Os xenofióforos são amebas gigantes que vivem no fundo do mar, e são alguns dos maiores organismos unicelulares do planeta. Esses protozoários vivem nas regiões mais profundas do oceano, e pouco se sabe acerca deles, pois sua forma frágil os torna difíceis de se coletar.

Esses organismos possuem várias formas e tamanhos, e podem se parecer com esponjas esféricas ou até discos planos. Os xenofióforos são essencialmente pedaços de citoplasma, um fluido viscoso contendo núcleos.

Eles secretam fios semelhantes a cola de sua matéria fecal, que se ligam a minerais e outros objetos no ambiente, como restos de esqueletos, e os usam para formar um exoesqueleto. Os xenofióforos se movem como lesmas no fundo do mar e não têm predadores conhecidos.

Anfípodes

shutterstock 1560279011
The Urban Tropic/Shutterstock.com

Anfípods são pequenos crustáceos, presentes por toda parte do oceano. Contudo, uma espécie em particular habita na Fossa das Marianas. É o hirondellea gigas, uma criatura semelhante a um camarão, com 5 m de comprimento, que se alimenta de madeira que desce até o fundo do mar.

Essas criaturas conseguem ficar sem comida por muito tempo, mas vão comer quase tudo o que verem pela frente, quase ao ponto de explodir.

Esses anfípodes produzem uma enzima que os permite comer madeira, e que os cientistas acreditam ter potencial para criar etanol. O etanol é usado na criação de drogas, plásticos e cosméticos.

Holoturianos

Os holoturianos são uma nova espécie de pepino-do-mar luminoso. E ainda que essas criaturas se pareçam com um vegetal, eles são animais com parentesco com as estrelas-do-mar.

Pepinos-do-mar são organismos peculiares, com um mecanismo de defesa incomum. Quando ameaçados, eles contraem os músculos e expelem os órgãos internos pelo ânus. Os pepinos vistos nas fossas do planeta possuem uma coloração violeta brilhante e transparente.

Peixe-caracol das marianas

Esse peixe é a espécie de peixe encontrada no mais fundo possível da Fossa das Marianas até então. Os pesquisadores localizaram o peixe a 8 km abaixo do nível do mar, e os cientistas estimam que o peixe consegue mergulhar até 8,5 km.

Essa espécie se adaptou para viver sob pressão extrema, e no completo escuro. Sua pele é transparente, ele não enxerga, além de ser um dos maiores predadores da Fossa das Marianas.