Descoberto gato infectado por Coronavírus na Bélgica

Giovane Sampaio
(Foto de Aleksa Kalajdzic no Pexels)

O ministro da saúde da Bélgica, Emmanuel Andre, em entrevista coletiva, disse que foi descoberto um gato infectado por Coronavírus através de seu dono. O fato da contaminação foi confirmado pelo Departamento Veterinário da Universidade de Liège.

Até o momento, dois casos de transmissão de Covid-19 de um ser humano para um cão também foram confirmados em Hong Kong. Mas especialistas frisam que, apesar de casos isolados, é necessário tomar os cuidados necessários com os animais domésticos para eles não sejam infectados por nós.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) declarou que atualmente não há evidências de que os animais desempenhem um papel na disseminação do coronavírus. O surto é causado por contatos entre pessoas, somente. [Tratamento para a doença do Coronavírus já pode existir]

Especialistas aconselham pessoas infectadas por coronavírus minimizarem o contato com seus animais de estimação. Nesse caso, em relatório a Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais recomenda que outro membro da família deve cuidar do animal. Se isso não for possível, é necessário observar as medidas de higiene e usar uma máscara médica.

Este é um “caso isolado” que pode ocorrer após um contato próximo entre animais e pessoas infectadas, de acordo com o ministro Emmanuel.

O vírus pode ser transmitido de humanos para animais em casos raros, mas “até o momento, não há evidências de que um animal doméstico possa transmitir o vírus a humanos ou outros animais de estimação”, afirmou ele.

Assim como um humano passar o vírus para um animal doméstico é caso isolado, vice-versa também é.

“O risco de transmissão do vírus dos animais domésticos aos seres humanos é insignificante em comparação ao risco de transmissão por contato direto entre seres humanos”. [Segunda ‘porta’ para o coronavírus foi encontrada nas células humanas]

Compartilhar