Segunda ‘porta’ para o coronavírus foi encontrada nas células humanas

N + 1
(Imagem: Pleiotrope/Wikimedia Commons)

Cientistas chineses descobriram outro alvo para o coronavírus SARS-CoV-2 na superfície das células humanas. É a proteína CD147, que, aliás, é usada não apenas pelo coronavírus anterior, o agente causador da SARS, mas também pelo plasmódio da malária. Ao bloquear esta proteína, os pesquisadores conseguiram parar a propagação do vírus na cultura de células. Os ensaios clínicos do medicamento bloqueador correspondente já começaram. O trabalho foi publicado no portal de pré-impressão bioRxiv

O medicamento para o coronavírus SARS-CoV-2 pode ser encontrado de diferentes maneiras: por exemplo, tente impedir que ele se multiplique dentro das células ou estimule seus próprios sistemas de defesa celular. Mas há outra maneira – impedir que o vírus entre nas células.

O ataque do vírus ao alvo começa com o fato de ele aderir com suas proteínas de superfície às proteínas da membrana celular. Em seguida, a membrana do vírus se funde com a célula e o conteúdo interno da partícula viral (gene RNA) fica dentro da célula. Até agora, acreditava-se que o SARS-CoV-2, como seu antecessor, SARS-CoV, o agente causador do SARS, se ligasse melhor à proteína celular ACE2. No entanto, o novo coronavírus possui quatro proteínas de superfície; portanto, é lógico supor que ele tenha vários alvos, ou seja, pontos de ligação à célula.

Ke Wang, junto com colegas da Quarta Universidade Médica Militar de Xi’an, descreveu outra dessas “portas” dentro de uma gaiola que o SARS-CoV-2 pode usar. Em 2005, após um surto de SARS, eles notaram que o SARS-CoV poderia se ligar ao receptor CD147  na superfície da célula. Esta é uma proteína da família das imunoglobulinas. Aparentemente, tem várias funções: por exemplo, inicia o trabalho das metaloproteinases – proteínas, que reconstroem a substância extracelular nos tecidos. Como o alvo anterior, ACE2, foi encontrado em dois vírus, eles sugeriram que o novo coronavírus também se ligaria ao CD147.

Uma segunda 'porta' para o coronavírus foi encontrada nas células humanas.
À esquerda, uma célula renal infectada com um coronavírus. A seta preta indica uma partícula viral dentro da célula. À direita está a colocalização da proteína viral SP (seta vermelha) e CD147 (seta amarela). (Imagem: Wang et al. / bioRxiv, 2020)

Para testar isso, os pesquisadores infectaram uma cultura de células do rim humano com coronavírus. Em seguida, eles o trataram com anticorpos anti-CD147 e mediram o número de células danificadas, bem como a concentração de genomas virais no meio de cultura. Verificou-se que, com uma concentração de anticorpos de 3 μg / ml, era possível atingir quase cem por cento impedindo a propagação do vírus entre as células.

Em seguida, os autores mostraram, através da análise de imunofluorescência, que a proteína de superfície do coronavírus SP e CD147 é capaz de interagir entre si. E, finalmente, as células infectadas com o coronavírus foram coradas com anticorpos para essas proteínas. Dentro das células, SP e CD147 estavam próximos, o que confirma a suposição de que o CD147 pode ajudar o vírus a penetrar nas células.

O CD147 é um alvo não apenas dos coronavírus, mas também da malária – é precisamente essa molécula na superfície dos glóbulos vermelhos que o plasmódio da malária “agarra”. Portanto, o bloqueador de anticorpos CD147 existe há muito tempo na forma de vários medicamentos. Paralelamente à publicação de dados científicos, os cientistas chineses iniciaram um ensaio clínico desses medicamentos para combater o SARS-CoV-2. Eles acreditam que fechar essa “porta” é mais lógico que o anterior. O bloqueio da ACE2 está repleto de vários efeitos colaterais, inclusive para os pulmões, que já sofrem mais durante a infecção. Ao mesmo tempo, o bloqueio do CD147 não deve causar tais consequências.

Escrito por Polina Loseva em N + 1. Direitos reservados.