Descoberta surpreendente de busto do deus grego do vinho na Inglaterra

Achado incomum para o local.

SoCientífica
Imagem: ITV

Arqueólogos em Cockermouth, na Inglaterra, fizeram uma descoberta impressionante: um busto de Sileno, o deus grego da produção de vinho. Na mitologia grega, Sileno acompanha Dionísio, deus do vinho, e está relacionado à vinificação, música, alegria e danças embriagadas.

O busto representa Sileno como frequentemente é retratado: intoxicado e necessitando de auxílio para se manter de pé. Considerado o mais velho e experiente entre os devotos de Dionísio, Sileno é visto como mentor do jovem deus nos hinos órficos.

A peça encontrada é do século 1 EC, e era utilizada para pesar itens em um balança romana, de acordo com o Greek Report. O aparelho funcionava com um contrapeso que se movia ao longo do braço mais longo para equilibrar a carga e indicar o peso dos objetos.

image 17
Uma balança romana “moderna”. Imagem: Wikipedia

Julie Shoemark, oficial de achados, expressou surpresa em relação ao tamanho do peso à ITV: “Esses pesos geralmente tendem a ser menores. Um nesta condição e retratando Sileno é mais incomum.”

Edward Dougherty, da Northern Archaeological Associates Ltd, aponta que Cockermouth teria sido um centro regional no período romano durante os séculos 1 e 2 EC, conectando fortes na Cúmbria, como o vizinho Burrow Walls Roman Fort e Alauna.

As escavações também revelaram indícios de uma estrada romana, alinhada em direção a uma ponte que cruza o rio Derwent, e fundações do que parecem ser casas romanas. A maior parte das cerâmicas encontradas são mercadorias sâmias, cerâmica de alto status usada na Grã-Bretanha romana, principalmente produzida nas áreas sul, central e oriental da Gália.

Compartilhar