Arqueólogos na China desenterraram uma privada que é possivelmente a mais antiga já descoberta. O achado ocorreu durante uma escavação de dois prédios nas ruínas do palácio da cidade de Yueyang, com pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências Sociais da China.
Acredita-se que privada tenha cerca de 2200 e 2400 anos de idade. A descoberta é intrigante, pois a invenção da descarga moderna é creditada à Inglaterra vitoriana.
Fan Mingyan, um designer especialista em ferramentas antigas, afirmou que a descarga é “enganosamente avançada”, devido ao sistema de drenagem de água que é usado atualmente.
A descoberta é o único “banheiro” descoberto em um sítio arqueológico de um antigo palácio chinês. O arqueólogo Xue Feng disse ao Global Times que a descoberta reflete o estilo de vida e a paisagem social da antiga capital do estado de Qin.
Um vaso sanitário, outras peças quebradas e um cano que levava a uma fossa ao ar livre foram descobertos anteriormente. O objeto de “luxo” possivelmente teria sido usado por membros do alto escalão do palácio na província de Xianxim, segundo um membro da equipe de escavação, Liu Rui.
Ele acrescentou que os servos possivelmente tinham que derramar água no vaso toda vez que ele era usado.
Liu ainda relata que esse é o primeiro e único vaso a ser desenterrado na China. A análise do solo onde o objeto foi encontrado também pode dar pistas acerca da dieta e dos hábitos alimentares das pessoas que lá habitavam.
Antes da descoberta, dois grandes palácios, nº 3 e nº 11, foram escavados no local. Os dois edifícios datam de um período de tempo que se estende desde o Período dos Reinos Combatentes até as dinastias Qin.
A escavação arqueológica no palácio acrescenta “grande valor ao estudo do layout das capitais” das dinastias antigas, disse o Instituto em um comunicado à imprensa.