Dentista revela por que não escovar os dentes no banho

Damares Alves
Imagem: iStock

Admita, você já escovou os dentes no chuveiro. Seja por pressa ou conveniência, essa prática se tornou comum. Mas será que ela é segura? A Dra. Payal Bhalla, diretora clínica da Quest Dental, esclareceu as dúvidas e discutiu os possíveis problemas.

O primeiro problema é a temperatura da água. Chuveiros quentes podem danificar sua escova de dentes. A água quente amolece as cerdas, comprometendo a eficácia na limpeza dos seus dentes. E para quem usa escova elétrica, Bhalla alerta: “Embora as escovas elétricas sejam à prova d’água, submergi-las em água pode danificar o mecanismo e as cerdas”.

Contaminação é um grande perigo também. Segundo Bhalla, usar a mesma fonte de água para escovar os dentes e limpar o corpo pode propiciar a transferência de germes do corpo para a boca. Isso compromete seu sistema imunológico causando doenças indesejadas.

Bactérias residem no chuveiro e quando você escova os dentes ali, expõe sua escova a essas bactérias. Além disso, compartilhar o chuveiro aumenta ainda mais o risco de contaminação cruzada.

Bhalla destaca outro risco: “A água misturada com pasta de dente pode deixar o piso do chuveiro perigosamente escorregadio e aumentar o risco de quedas”.

Manter sua escova no chuveiro também não é uma boa ideia por razões higiênicas. A umidade cria um ambiente ideal para o crescimento bacteriano. Segundo Bhalla, “As bactérias acumulam na escova podendo causar problemas bucais”. Para evitar isso, guarde sua escova em um local seco e afastado do vaso sanitário e pia.

Bhalia também recomenda substituir sua escova regularmente: “Troque-a a cada três ou quatro meses ou antes disso se as cerdas estiverem desgastadas”.

Você deve estar pensando que ao menos está economizando água ao escovar durante o banho, certo? De acordo com Bhalia isso não é necessariamente verdade: “Ao deixar a água correndo enquanto você escova no banho acaba-se desperdiçando mais água do que seria usado na pia”.

Compartilhar