Curiosas ‘cachoeiras reversas’ foram vistas na Austrália: Confira

Erik Behenck
Foto: 7NEWS Sydney

Estamos passando por um ano dos mais estranhos, com o início da pandemia de Covid-19 e um gelo rosa tomando conta dos alpes e o permafrost descongelando cada vez mais. Entretanto, nem tudo é ruim neste 2020, embora coisas surpreendentes sigam acontecendo. Na Austrália, foram descobertas cachoeiras reversas, muito curiosas por sinal.

Conforme a água flui sobre os penhascos em Nova Gales do Sul, na costa leste australiana, o riacho faz uma curva diferente, para cima e jorra o líquido de volta para a terra. E não é só isso: as imagens divulgadas pela agência de notícias local 7NEWS Sydney mostram a formação de um belo arco-íris.

Mas, o que estaria por trás dessa filmagem? Efeitos especiais? Edição em algum programa de vídeos? Nada disso! A cascata reversa é um truque gerado pelo vento que sopra nessa região. Além disso, existe um aliado que ajuda o fenômeno ficar mais forte ainda.

Cachoeiras reversas são formadas pelo vento

Rajadas de vento na faixa de 70 km/h estão produzindo algumas cachoeiras reversas no Royal National Park. Além disso, nos últimos dias algumas cidades, como Sydney, foram atingidas por fortes chuvas e ondas grandes no oceano. Assim, são ventos fortes o suficiente para formar esse visual surpreendente.

Infelizmente o curso da água não se manterá nesta condição por muito tempo, já que ela deverá voltar ao seu rumo normal assim que as tempestades forem embora. Mas, não foram só belas imagens os ventos trouxeram, como também deixaram estragos em algumas regiões da Austrália.

Inclusive em Nova Gales do Sul diversas famílias tiveram que deixar suas casas, por três dias, durante o pico da tempestade. O clima na costa deixou áreas inundadas e algumas residências sem energia elétrica. Contudo, a chuva finalmente acalmou na Austrália e a ordem de evacuação foi suspensa.

Com informações de Live Science.

Compartilhar